Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Desfile da Maria Bonita abusa do minimalismo

Um verão branco, monocromático, cru e cheio de zíperes. Este é o verão proposto por Maria Cândida, da Maria Bonita. As formas retas e assimétricas são a marca da coleção, junto com looks em patchwork (que funcionam como uma sutil colcha de retalhos). Essencialmente monocromáticos, estes looks ganham em delicadeza e tem barras de saias levemente desfiadas.

A estilista sugere looks com influência esportiva, mas para uma mulher sofisticada. Nos pés, sandálias baixas que lembram as dos gregos. Entre os looks apresentados, jardineiras brancas com zíperes - que surgem em lugares inusitados como as alças e macacões transparentes em crepes transparentes. Os zíperes, aliás, não têm função utilitária: estão presentes em toda a coleção e ajudam a "redesenhar" as formas de cada roupas.

Ironicamente, muitas das calças são fechadas com cadarços. As jaquetas, levíssimas - algumas transparentes, com capuz e cheias de bolsos - são combinadas com calças brancas e algumas apresentam barras trabalhadas. A coleção sugere looks monocromáticos. Os detalhes só são percebidos a um olhar mais atento.

Além do branco, a cartela de cores elege o cru, vários tons de bege, palha, verde pálido, brancos sujos e cinza claro. As cores mais vibrantes - o que Maria Cândida chama de "elétricos", surgem para pontilhar a coleção. São o amarelo, o verde, o pink e o azul. Surgem em detalhes de macacões lisos ou, então, detalhando roupas em tons crus.

A assimetria e os bolsos deslocados - que podem ser até diagonais, são outro ponto forte da coleção.

- Propositalmente, desorganizei as roupas. Mas os comentários são de que a coleção é toda muito chique. E chique para mim, é uma coisa organizada - disse a estilista, surpresa com a reação do público.

Assim que saiu do desfile, Maria Cândida fez uma visita ao espaço Ela/Telefonica Celular. Para o verão, a Maria Bonita também apresenta macaquinhos cheios de bolsos e mini-vestidos. As saias são em comprimentos midi e minis e também repetem os bolsos, zíperes e assimetria. E ainda coletes sem manga, suspensórios de uma alça só (para serem usados na diagonal) e bermudas com barras viradas.

O desfile teve jeito minimalista, cenário clean e a participação de modelos como Luciana Curtis, Mariana Weickert e Raica. Na platéia, vips como Adriana Calcanhoto, Suzana de Moraes, Maitê Proença e a filha Maria, os artistas plásticos Carlos Vergara e Tunga e a modelo Adriana Matoso.

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Giovana Hallack

Fonte:Globo News