Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2024

Saiba o traje certo para usar em cada ocasião

Traje Esporte

 

É o mais simples e informal – ideal para eventos diurnos e despretensiosos, como almoços de família, batizados, etc. Não confunda traje esporte com roupa para a prática de esporte – eles são bem diferentes! Por isso, esqueça shorts, tops e tudo o mais que faz parte do kit academia.

 

 

 

Dicas

 

Para as mulheres, valem levíssimos vestidos de alça, na altura dos joelhos, de tecidos como crepes, algodão e linhos ou ainda terninhos esportivos. Se estiver frio, ternos básicos ou  esportivos. Nada de brilhos e maquiagem pesada.

 

Para os homens, calça de gabardine caqui com camiseta tipo pólo ou camisas mais esportivas sempre vão bem. Vale substituir a calça de gabardine por um modelo de jeans, desde que seja clássico (nada de rasgados e afins). Nos pés, evite tênis: o ideal é adotar mocassins.

 

 

 

Traje Passeio, Esporte Fino ou Tenue de Ville

 

 

Qualquer uma dessas definições, o traje será o mesmo: mais caprichado do que o esportivo e não tão sofisticado quanto o social. Só para constar: Tenue de Ville significa roupa para a cidade. Vernissages, teatros, conferências e almoços de negócios são os eventos em que o “traje passeio” é mais indicado.

 

 

Dicas

 

 

Para as mulheres: tailleurs; ternos ou um tubinho preto são as roupas mais adequadas. Atenção: procure adequar os acessórios de acordo com o horário. Se o evento for diurno, adote bijuterias ou jóias mais discretas; caso seja noturno pode caprichar um pouco mais. Porém evite excesso de brilhos, permitidos apenas em noites de black-tie.

 

Para os homens, durante o dia, permite-se uma calça reta com camisa de manga longa; cinto e sapatos mais finos. Porém, o mais aconselhável é o uso do terno com gravata – mais claro durante o dia, escuro à noite. Assim, se os outros estiverem de terno você não se sentirá inadequado (e um belo terno nunca faz feio).

 

 

 

Passeio Completo ou Social

 

Jantares, óperas e grandes comemorações pedem um traje mais formal. Se arrumar de maneira mais caprichada – e bem diferente do que você costuma no dia-a-dia – é uma maneira de prestigiar o evento e transformá-lo numa ocasião verdadeiramente especial. Portanto, mostre aos anfitriões que você se sente honrado com o convite vestindo-se à altura.

 

 

 

Dicas

 

Para as mulheres, vestidos da altura dos joelhos para baixo – vale o midi; o mimolet e o longo. Qualquer que seja o comprimento ele deve exibir um tecido nobre – liso ou levemente bordado. Caso o vestido seja liso, invista em jóias ou bijuterias vistosas; caso ele seja muito brilhante ou bordado, prefira complementos mais discretos. Nos pés, sandálias ou sapatos (escarpins ou chanel) de saltos altos. Valorize a produção com cabelo e maquiagem bem-feitos.

 

Para os homens, terno de padrão único escuro, com camisa social, gravata e sapato preto.

 

 

 

Traje Black-Tie, Tenue de Soirée ou Rigor

 

Se você recebeu um convite com indicação de alguns dos trajes acima, prepare-se: você vai ter uma noite de gala! Embora cada vez menos comuns, as festas que exigem trajes de gala vão exigir de você muita atenção para compor o mais sofisticado dos looks.

 

 

Dicas

 

Para as mulheres, vestidos longos com decotes profundos; transparências; brilhos e bordados. Os tecidos devem ser os mais nobres – sedas; musselines; tafetá etc. Echarpes ou estolas conferem charme extra se bem combinados. Na dúvida, invista num modelo do mesmo tecido e cor do vestido – que não tem erro. Uma carteira pequena ou bolsa de mão carrega a maquiagem para retoque. Nos pés, saltos altos e finos.

 

Caso você não tenha jóias, procure por bijuterias sofisticadas (hoje existem algumas tão finas que realmente parecem jóias). Excessos nas jóias, cabelo e maquiagem só vão bem na Hebe Camargo (porque afinal ela é Hebe Camargo).

 

 

Para os homens, melhor não inventar: o clássico smoking, usado com sapatos pretos de amarrar, liso ou de verniz é o ideal. Em épocas ou regiões muito quentes, principalmente  se a festa for ao livre, vale o Summer (o mesmo smoking com paletó branco). Sugiro ficar com o tradicional, pois o summer se parece muito com a roupa dos garçons. No caso de casamentos mais sofisticados, o noivo pode optar entre o fraque ou meio-fraque, para ele e para os padrinhos. Em casamentos a rigor, o noivo pode ainda adotar a casaca – traje permitido apenas em acontecimentos suntuosos. Se o for caso, invista!

 

 

 

Danielle Ferraz é jornalista (vencedora do Prêmio Abril de Jornalismo de 2001) e consultora de moda. Além de ser colaboradora das principais editoras e emissoras de TV do país, Danielle atua na área de reposicionamento de imagem para empresas e na concepção / direção de desfiles e eventos e é docente do Senac Moda.

Crédito:Simone Valente

Autor:Simone Valente

Fonte:Em Pauta