Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2024

Entenda o que é L.E.R

Entenda o que é L.E.R
As L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) têm se mostrado comuns em diversas profissões que exigem a repetição do mesmo movimento diversas vezes ao longo do dia. Os profissionais mais afetados por esse mal são: operários em linhas de produção, operadores de caixas, donas de casa, entre outros.
 
Também chamadas de DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) ou AMERT (Afecções Músculo Esqueléticas Relacionadas ao Trabalho), essas lesões são causadas pelo uso repetitivo ou forçado de grupos musculares, ou postura inadequada. "Sensação de peso, desconforto no membro afetado, dor espontânea localizada nos braços ou nos ombros, às vezes com pontadas durante a jornada de trabalho, são sintomas claros de um estágio evolutivo da doença," explica Luis Carlos Gomes, fisioterapeuta da Clínica Caminho.
 
As afecções podem acometer tendões, músculos e/ou ligamentos, com ou sem degeneração de tecidos. "Com o tempo, a dor fica mais persistente e intensa, há uma queda na força muscular e, consequentemente, na produtividade," afirma Luis Carlos. "Em casos mais graves, a pessoa chega a ficar impossibilitada de exercer sua função e trabalhos domésticos."
 
Contudo, a maioria dos casos tem um bom prognóstico, principalmente se as lesões são percebidas e tratadas logo no início. "Nesse caso, o tratamento é feito com analgésicos e antiinflamtórios, alongamento, fortalecimento e relaxamento do membro afetado. Também são realizadas avaliações periódicas, para eventuais mudanças nos exercícios."
 
Como as dores são muito fortes e o músculo fica imobilizado, é comum surgir depressão, angústia e ansiedade. Segundo Luis, é indispensável estabelecer desde o início uma boa relação entre o paciente e os profissionais de saúde. "Em alguns casos, principalmente nos mais graves, os efeitos do tratamento não são percebidos imediatamente, o que pode trazer desânimo e desilusão tanto para o paciente, quanto para o médico."
 
Profissionais que estão sujeitos a esse tipo de lesão devem fazer pequenas pausas ao longo da jornada para alongar o corpo e relaxar os músculos, prevenindo desgastes musculares. "É preciso instruir as pessoas sobre o manuseio correto de objetos com carga excessiva, educando e informando trabalhadores e donas de casa de um modo geral," conclui.
 

Serviço:
 
A Clínica Caminho fica localizada na avenida Pompéia, 1520 - Pompéia - São Paulo - SP. Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8 às 21h e aos sábados das 9 às 15h. Telefone: 3865-8984.
 

Crédito:Anna Beth

Autor:Bibiana Riedhorst

Fonte:Universo da Mulher