Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2024

Campanha orienta sobre os riscos do uso abusivo de laxantes

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, 29% das intoxicações registradas são causadas pela automedicação. Engrossam as estatísticas o agravamento dos sintomas de disfunções intestinais ligados ao uso abusivo de laxantes e outros medicamentos. Para orientar o público leigo sobre a importância da indicação médica no tratamento desses males, a Libbs Farmacêutica, com o apoio da Federação Brasileira de Gastroenterologia, iniciou diversas ações de conscientização.
 
 
Com o slogan "A busca do equilíbrio", a campanha tem o objetivo de alcançar o consumidor final. Para isso, a primeira iniciativa foi o lançamento do site Regularizador Intestinal (www.regularizadorintestinal.com.br). Nele, o internauta aprende a identificar sintomas, recebe dicas que auxiliam o tratamento e se informa sobre as melhores formas de prevenção a males como constipação intestinal, síndrome do intestino irritável e câncer colorretal. Uma seção especial aborda as conseqüências do uso abusivo de laxantes. Essa iniciativa visa a conscientizar a população sobre a utilização indiscriminada de medicamentos sem orientação médica, que pode agravar ainda mais o problema, trazendo sérios riscos à saúde.
 
 
Além de seu caráter orientador, o site Regularizador Intestinal investe na interatividade para incentivar a busca de orientação médica. Numa das páginas, o internauta pode responder a doze perguntas que podem ser impressas e apresentadas ao médico na hora da consulta. As questões abordam hábitos alimentares e de comportamento que podem influenciar o diagnóstico e a conduta terapêutica.
 
 
Serão veiculadas nas principais revistas do país peças publicitárias e matérias, alertando  a população para o problema e destacando a necessidade de se procurar um especialista, que indicará a melhor forma de tratamento. A ação ainda conta com folhetos de orientação aos pacientes que serão distribuídos à classe médica. 
 
 
Cada um deles aborda um tema específico ligado às disfunções intestinais, esclarecendo o consumidor sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento e indicando a orientação de um especialista antes da ida à farmácia. O lançamento do site e a produção dos folhetos são a primeira etapa do processo, que divulgará inicialmente o tema aos gastroenterologistas, para que atuem como difusores do conhecimento e discutam o problema com seus pacientes.
 
 
A constipação intestinal, sintoma de maior prevalência entre as disfunções intestinais, é a segunda queixa mais freqüente dos pacientes de gastroenterologistas. Três vezes mais freqüente em mulheres, a prisão de ventre atinge 20% da população norte-americana, segundo dados da Associação Americana de Gastroenterologia. Esse número, semelhantes ao brasileiro, pode ser ainda maior se levarmos em conta aqueles que possuem sintomas leves a moderados, mas não procuram auxílio médico. Entre os sintomas estão a baixa freqüência de evacuações, a dificuldade ou dor para se evacuar, a presença de fezes endurecidas ou a sensação de evacuação incompleta. Hoje, as principais vias de tratamento são mudanças comportamentais, as fibras e os laxantes osmóticos.
 

Crédito:Anna Beth

Autor:Ana Carolina Prieto

Fonte:Segmento Comunicação Integrada