Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Doença de Alzheimer:

Doença de Alzheimer é tema de palestra gratuita no Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos

 

Entender o que é a Doença de Alzheimer e como conviver com ela é tema da próxima palestra do programa

Bem Viver

 

O Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos realizou no dia 25 de Outubro palestra gratuita, aberta à comunidade, sobre o tema “Doença de Alzheimer: entenda o que é e saiba conviver”. A Dra. Rossana Russo Funari, Geriatra do Hospital, responsável pela palestra, abordará dentre vários aspectos da moléstia, suas causas, sintomas e os possíveis tratamentos.

 

Segundo a especialista, a dificuldade de memória para fatos recentes, alterações de linguagem e de comportamento, perda de interesse por coisas que gostava de fazer, em pessoas de idade avançada, podem ser sinais da Doença de Alzheimer. “Atualmente, existem medicamentos que podem retardar o avanço da doença e, para casos em que ainda está no início, há terapias não-medicamentosos que buscam uma reabilitação da memória”, esclarece a médica.

 

É importante que o cuidador participe de associações de portadores da Doença de Alzheimer e que ele troque experiências com pessoas que estão passando pela mesma situação. “Também é essencial dividir as tarefas com outros familiares, e que o cuidador tenha pelo menos uma folga por semana para sair, visitar amigos, viajar, entre outras atividades desestressantes”, recomenda a médica.

 

O objetivo desta palestra, que faz parte do Programa Bem Viver, é ajudar a população a entender e lidar melhor com a doença, por meio do esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento, além de apresentar dicas importantes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos cuidadores.

 

 

“Doença de Alzheimer: entenda o que é e saiba conviver”, com a médica Rossana Russo Funari, Geriatra do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos

Local: Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos - Anfiteatro Horácio Lafer

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Ibirapuera

Fones: (11) 5080—4350 e 5080-4127

Crédito:Cris Padilha

Autor:Sergio de Castro Rodrigues

Fonte:Conexão Nacional