Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

GRAACC: EXCELÊNCIA NO COMBATE AO CÂNCER INFANTIL

GRAACC: EXCELÊNCIA NO COMBATE AO CÂNCER INFANTIL E CURA EM 70% DOS CASOS

O GRAACC é uma organização sem fins lucrativos, localizada em São Paulo (SP), que oferece atendimento de alta qualidade e completa assistência social à criança e ao adolescente com câncer. Além do diagnóstico e tratamento do câncer infantil, o GRAACC atua no apoio aos pacientes e seus familiares e no desenvolvimento do ensino e pesquisa.

O hospital do GRAACC tem capacidade para atender todos os pacientes gratuitamente, independentemente de possuírem ou não convênio médico ou seguro-saúde. Atualmente, 95% dos pacientes atendidos provêm de classes menos favorecidas economicamente, que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde), responsável pelo reembolso parcial das despesas com seus tratamentos. Por conta disso, é fundamental a participação de colaboradores, doadores e sócios mantenedores, responsáveis por quase metade do montante necessário para a manutenção das atividades em alto nível de atendimento.

Em 2004, o GRAACC inaugurou a primeira Quimioteca do Brasil, um espaço lúdico criado para garantir a criança e ao adolescente bem-estar em uma das fases mais traumáticas do tratamento do câncer infantil: a quimioterapia. O segundo andar do hospital transformou-se em um ambiente "mágico", sem deixar de lado a funcionalidade que o tratamento exige. Com 300 m2 divididos de acordo com a faixa etária dos pacientes, esse espaço disponibiliza 31 postos, que garantem atendimento individualizado, duas salas de coleta de sangue e sala especial para pacientes transplantados. O objetivo foi "aplicar" ao ambiente toda experiência bem sucedida alcançada com a Brinquedoteca Terapêutica Senninha, instalada no 3º andar do Hospital - uma das primeiras do País. Nesse ambiente, crianças e adolescentes aproveitam para brincar enquanto aguardam uma consulta ou a sessão de quimioterapia. Com uma área de 110 m2, o espaço recebe diariamente cerca de 140 pacientes e acompanhantes.

O Hospital do GRAACC oferece uma série de serviços, como medicação, cesta-básica, refeições nos dias de atendimento, hospedagem na Casa de Apoio para pacientes residentes fora da grande São Paulo e transporte. Tudo com o objetivo de encorajar os pacientes e seus familiares a não abandonar o tratamento. Graças ao suporte técnico/científico da UNIFESP-Escola Paulista de Medicina, o GRAACC dispõe de:

ü      Hospital-dia: quimioterapia ambulatorial, consultórios especializados, odontologia, nutrição, psicologia, enfermagem, assistência social.

ü      Área de internação: enfermarias, UTI - Unidade de Terapia Intensiva, TMO - Transplante de Medula Óssea, centro cirúrgico.

ü      Laboratórios: hematologia e imunofenotipagem, genética e criopreservação.

ü      Área de suporte: reabilitação e prótese, controle da dor, brinquedoteca terapêutica.

O GRAACC conta ainda com um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, constituído por equipamentos de alta tecnologia como ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ultrassom com doppler e raio X. Com essa estrutura, o GRAACC pode oferecer a melhor qualidade em diagnóstico para os pacientes de dentro e de fora da instituição. O centro utiliza tecnologia de última geração: o processo "filmless" (sem filme).

Uma nova Casa de Apoio

Cerca de 40% das crianças e adolescentes atendidos no GRAACC residem no interior ou em outros estados do País e não tem família ou conhecidos na cidade de São Paulo para hospedá-los. Essa situação poderia até resultar na interrupção do tratamento, fator que prejudicaria a maioria dos pacientes. Mas no GRAACC, a Casa de Apoio transformou em 0% o índice de abandono do tratamento, no caso de crianças e adolescentes residentes fora do município. Em abril deste ano foi inaugurada a Casa de Apoio Ronald McDonald com vistas a ampliar o atendimento oferecido pelo GRAACC, que tem como apoio o conceito de desospitalização - prioridade para o atendimento ambulatorial (hospital-dia), permitindo que os pacientes se recuperem ao lado dos pais, irmãos, avós e outros familiares. A unidade tem 2.200 m2 de área construída e conta com 30 apartamentos, sendo cada um exclusivo para o paciente e seu acompanhante, salas de estar e refeição, cozinha equipada, lavanderia e jardins, garantindo assim conforto e qualidade de vida.

História

Fundado em 1991 por iniciativa do Dr. Sérgio Petrilli, então chefe de setor de Oncologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, Jacinto Antonio Guidolin, então engenheiro voluntário e Léa Mingione, na época experiente voluntária, o GRAACC surgiu para garantir às crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida, dentro do mais avançado padrão científico. Inicialmente, o Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital São Paulo foi transferido, originando um novo setor que funcionava como hospital-dia, ou seja, os pacientes recebiam atendimento médico e assistencial e voltavam para suas casas.

O constante trabalho na luta pelo câncer infantil e os resultados positivos convenceram colaboradores e idealizadores de que muito mais poderia ser feito. A mobilização do setor privado e de outras organizações resultou, em 1998, na construção do hospital do GRAACC, o que viabilizou o poder de atendimento transformando-se em um hospital completo, que hoje é referência no tratamento do câncer infantil.

O GRAACC em números - Média Mensal

ü      Consultas Médicas.......................................1.600

ü      Procedimentos Ambulatoriais......................3300

ü      Procedimentos Cirúrgicos............................80

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Madeleine Gonçalves

Fonte:Lead Acessória de Comunicação