Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

PREVENIR E CONTROLAR O DIABETES

MUNDO VERDE DÁ DICAS PARA

PREVENIR E CONTROLAR O DIABETES


Adotar dieta com fibras ajuda a equilibrar glicemia. Manter o peso, praticar exercícios e controlar o estresse também ajudam

A alimentação saudável tem papel fundamental na prevenção e controle do Diabetes, uma doença crônica que afeta atualmente aproximadamente 171 milhões de indivíduos em todo o mundo e com projeção de alcançar 366 milhões de pessoas no ano de 2030. Para melhor controle de sua glicemia, os diabéticos devem preferir alimentos de baixo a moderado índice glicêmico, que indica a habilidade de um alimento elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento referência, a glicose ou o pão branco.

Alguns fatores como a presença de fibras, o alimento ser integral, a presença de proteínas e gorduras associadas podm influenciar na redução dos valores do índice glicêmico. “Toda vez que ingerimos carboidratos estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Quanto maior o índice glicêmico, mais rápido esse carboidrato é convertido em glicose e entrará na corrente sanguínea”, afirma Flávia Morais.

Muitos estudos têm mostrado que o consumo regular de fibras afeta o metabolismo da glicose. As fibras solúveis, encontradas no farelo de aveia, na semente de linhaça, na soja e no farelo de arroz podem reduzir as taxas de glicose do sangue pois, quando ingeridas, causam atraso no esvaziamento gástrico; dificultam a absorção da glicose pelo intestino delgado e sua concentração no sangue eleva-se mais lentamente.

“O consumo regular de fibras faz com que a absorção de glicose se dê de forma mais lenta, mantendo as taxas sangüíneas mais baixas, prevenindo e controlando a doença”, afirma a nutricionista Flávia Morais, do MUNDO VERDE, maior rede de produtos naturais e orgânicos e de bem-estar da América Latina.

Pesquisas comparam indivíduos utilizando alto consumo de frutas, vegetais, peixes, aves e grãos integrais com aqueles que utilizam alimentos industrializados, refinados, carne vermelha, ricos em gordura. O resultado tem sido uma redução significativa de risco para desenvolvimento de diabetes naqueles que fazem uso da primeira dieta.

“Embora idade, histórico familiar e estresse sejam fatores de risco para o desenvolvimento da doença, os maus hábitos alimentares são fatores determinantes, aliados à obesidade, ao sedentarismo e ao tabagismo”, acrescenta a nutricionista.

Confira algumas sugestões do Mundo Verde para ajudar a prevenir e controlar o Diabetes, bem como melhorar a qualidade de vida:

- Manter-se no peso saudável – consulte o serviço Alô Nutricionista do Mundo Verde -  0800-222528;

- Rever os hábitos alimentares – aumente o consumo de cereais integrais, ricos em fibras, como os da marca "Dr. Grão";

- Praticar uma atividade física – faça uma caminhada, dança ou natação;

- Controlar o estresse – acenda um incenso de lavanda que ajuda a acalmar, escute um CD de relaxamento.

Mais sobre o Mundo Verde

O Mundo Verde completa 20 anos consolidando seu pioneirismo e liderança no desenvolvimento do conceito de vida saudável no mercado varejista brasileiro. Esta filosofia “verde” ganhou tantos adeptos que a pequena loja aberta em 1987 em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, cresceu e tornou-se a maior franquia de produtos naturais e orgânicos e bem-estar da América Latina, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com 120 lojas no Brasil (10 delas em São Paulo) e uma máster franquia internacional em Angola, a rede mantém seu ritmo de crescimento e planeja abrir 10 unidades por ano até 2010 no Brasil e exterior.

Diariamente, circulam pelas lojas Mundo Verde cerca de 45 mil pessoas, em busca de pelo menos um dos 27 mil itens cadastrados de 800 fornecedores. O mix de produtos inclui desde alimentos (diet, light, orgânicos, sem glúten e sem lactose) e complementos para atletas, até livros, CDs, incensos, cosméticos naturais, artesanato e outros produtos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida. Os campeões na preferência dos clientes são suco de uva, granola, chá branco e  chá verde, barras de cereais, produtos diet e light, que somam 15%  das  vendas.

Mas o segredo de sucesso do Mundo Verde não está simplesmente em vender uma grande variedade de produtos alimentícios naturais e orgânicos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Por isso, os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. Diversos franqueados oferecem palestras sobre alimentação e cuidados com a mente e o corpo. Os clientes ainda podem recorrer ao Alô Nutricionista, pelo 0800-222528, um serviço gratuito disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.  

Mãe preocupada com alimentação

dos filhos fundou a empresa em 87

A marca Mundo Verde surgiu da preocupação de Isabel Maria Antunes Joffe em criar suas filhas de forma saudável. Ela vislumbrou a necessidade de um mundo zen 20 anos atrás, quando começou a se informar sobre alimentação natural. Morando nos Estados Unidos, onde o marido trabalhava, ela começou a se interessar pelos alimentos naturais e orgânicos e pela ecologia e o assunto passou a ser primordial em sua vida.

Isabel participou de workshops sobre alimentação vegetariana, onde também estudou Nutrição e Medicina Natural. No retorno ao Brasil, resolveu apostar em um segmento ainda inédito no país, abrindo um empreendimento com foco em produtos naturais, dentro de um conceito amplo e inovador, em seu próprio estilo.

A idéia, explica ela, abrange qualidade de vida, dentro e fora do meio profissional, e inclui meio ambiente, moradia, saúde, segurança, lazer, laços familiares e, principalmente, ética nos negócios e na sua vida pessoal. “A primeira loja Mundo Verde nasceu há 20 anos de um sonho de levar qualidade para a alimentação e para a vida das pessoas, promover a cultura do bem-estar, divulgar e fortalecer o respeito ao meio ambiente, o consumo consciente, a responsabilidade social e a cidadania”, ressalta a empresária.

Hoje, segundo Isabel, as pessoas vêem o Mundo Verde como uma loja de produtos naturais e orgânicos que atua com responsabilidade social, além de estimular o consumo consciente. “Virou um estilo de vida, de coisas positivas, saudáveis e boas para o planeta”, destaca Isabel. E complementa: “Para nós, antes de ser um grande negócio, é um modo de olhar a vida e o mundo”, afirma Isabel, que atua como diretora de marketing e ombudsman da rede.

Tabela de índice glicêmico

São considerados alimentos de alto índice glicêmico quando este é > 85; Alimentos de moderado índice glicêmico entre 60 e 85 e
Alimentos de baixo índice glicêmico quando este é < 60. Confira a tabela de índice glicêmico de alguns alimentos:

Tabela de índice glicêmico de alimentos

 


Referências Bibliográficas:

BITTENCOURT FILHA D. M. A influência das fibras da dieta na prevenção e tratamento do diabetes mellitus. Arq. bras. med. ISSN 0365-0723 vol. 63, no5, pp. 391-393.

SALGADO JOCELEM. Faça do alimento o seu medicamento. Ed. Madras, 2002

 

Crédito:Cris Padilha

Autor: Rosayne Macedo

Fonte:factualcomunicacao