Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

CALVÍCIE FEMININA - UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO

O Microtransplante Capilar, desenvolvido pelo Dr. Carlos Oscar Uebel, utiliza células-tronco, a técnica consiste em transplantar raízes capilares da região da nuca - onde é encontrada melhor qualidade genética do cabelo - para a área calva por meio de microincisões pontiformes. Diferentes das técnicas já existentes, a MIC ativa as células para que haja um crescimento real de cabelos.

No IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, além desta técnica serão apresentadas outras como:

- O MAPEAMENTO DO COLÁGENO NA CAMADA SUPERFICIAL DA GORDURA DO CORPO HUMANO (Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto - Brasil);
 
- APLICAÇÃO DOS FIOS DE SUSTENTAÇÃO PARA REJUVENESCIMENTO DO PESCOÇO (Dr. Malcolm Paul - EUA)
 
- O USO DE CÉLULAS-TRONCO NA CIRURGIA DE FACE (Dr. Abel Chajchir - Argentina)

Muitas pessoas acham que a calvície aflige apenas os homens, porém estudos realizados pela Academia Americana de Dermatologia apontaram que mais de 100 milhões de mulheres no mundo sofrem com calvície atualmente e, segundo a Sociedade Sul-Americana de Estudos para o Cabelo, cerca de 40% das mulheres brasileiras sofrem algum grau de calvície.

A alopécia androgenética, como é conhecida cientificamente, ocorre em mulheres também por herança genética, mas, ao contrário da masculina, esta não é sua principal causa. A calvície feminina possui causas mais complexas como alterações hormonais durante a gravidez, menopausa e o uso de anticoncepcionais, variações tireoideanas, estresse emocional, deficiência nutricional (anemia), seborréia e outras doenças do coro cabeludo.

Diferente dos homens, é difícil as mulheres ficarem carecas, pois a calvície é o resultado da ação da DHT (dihidrotestosterona) sobre os fios, e esta é obtida através da ação da enzima 5-alpha-redutase sobre o hormônio testosterona, que a mulher possui em menor quantidade.

Embora a calvície feminina signifique apenas um clarão na região central da cabeça, este pode causar uma enorme ferida na vaidade, portanto é importante lembrar que a calvície tem solução. Além do tratamento à base de anti-andrógenos (que combatem a ação de hormônios masculinos), uma opção cada vez mais procurada é o microtransplante capilar.

           Desenvolvido pelo cirurgião plástico brasileiro Carlos Oscar Uebel, coordenador do IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica (14 a 16 de março, em SP), o MIC (Microtransplante Capilar) é referência mundial e usa células-tronco. A técnica consiste em transplantar raízes capilares da região da nuca - onde é encontrada melhor qualidade genética do cabelo - para a área calva por meio de microincisões pontiformes. Esses bulbos capilares são ricos em células-tronco e levam para a área que receberá o microtransplante toda a carga genética garantindo a qualidade de crescimento e durabilidade. Para serem estimulados, quando retirados, esses bulbos são embebidos em uma solução ativa de plasma concentrado. Depois de ativados, são implantados, um a um, no paciente.

         A área tratada pode atingir um aumento de 52% a mais de cabelo e o resultado estético é natural. "A paciente não sairá da cirurgia cheia de cabelo como em um passe de mágica. O microtranplante é gradativo. Os fios que foram transplantados crescerão como os fios já existentes dentro do prazo que varia de 3 a 4 meses. Isso garante uma naturalidade muito grande e a certeza de um resultado satisfatório", diz Dr. Uebel.  

    Abaixo mais detalhes sobre a técnica:

MIC ( Microtransplante Capilar utilizando Células-Tronco)
    
      1 - Os bulbos capilares (rico em células tronco e responsáveis pela produção dos fios) são retirados da parte de trás da cabeça ( região da nuca).
    
      2 - Esses bulbos são embebidos em uma solução ativada de plasma concentrado para serem estimulados.
    
      3- Após serem estimulados esses fios são implantados, um a um , no paciente, na região calva.
    
      4- A técnica possibilita a implantação de até seis mil fios de cabelos
    
      5- O Microtransplante é realizado utilizando anestesia local e o procedimento dura cerca de 2 ou 3 horas.
    
      6- O cabelo inicia seu crescimento após três ou quatro meses. O resultado final é atingido no 10º mês
.
 

Serviço:
IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica
Dias 14, 15 e 16 de março de 2008
Horários: Dia 14 das 07h50 às 20h; Dia 15 das 07h30 às 19h30; Dia 16 das 08h às 13h
Local: WTC Hotel - Av. das Nações Unidas 12.559 - Brooklin Novo - São Paulo/SP
Coordenadores: Dr. Carlos Oscar Uebel e Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto
Site: www.simposiointernacional.com.br

Crédito:Cris Padilha

Autor:Daniella Bolzani

Fonte:Rojas Comunicação