Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Infecção curável mata todo ano mais de 100 mil pessoas no Brasil

No Brasil, o tratamento padrão para a tuberculose é gratuito. Seu índice de cura é superior a 95%, quando realizado adequadamente. Entretanto, a doença representa a 9ª causa de hospitalização, ocupando o 7° lugar em gastos com internações. É anda a 4ª causa de mortalidade por males infecciosos.

 

“Geralmente, as pessoas não estão atentas aos sintomas e não procuram um médico. Se houver tosse persistente, febre, emagrecimento, suores noturnos, é necessário atendimento”, afirma o presidente da Comissão de Tuberculose da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, a SPPT, dr. Luiz Francisco Ribeiro Medici. “Tosse prolongada, por exemplo, é vista como normal. Mas não é normal ter tosse por 30 dias”.

 

Quando sem tratamento adequado, cada vítima de tuberculose pode contaminar cerca de dez pessoas ao ano. Logo o diagnóstico precoce é de extrema importância, tanto para a saúde do paciente, quanto para a interrupção da cadeia de transmissão.

 

 

A doença do peito

 

A tuberculose, também conhecida como doença do peito, é uma infecção grave transmitida através do ar. Ela pode atingir todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões. Um microorganismo, o bacilo de Koch (Micobacterium tuberculosis), é o causador da doença.

 

“A pessoa infectada, quando tosse, espirra ou fala, elimina bacilos que permanecem no ar. Quem respira esse ar contaminado pode se infectar”, explica o dr. Luiz Francisco Ribeiro Medici.

 

Os pulmões são os órgãos mais atingidos, mas a tuberculose também chega aos ossos, intestinos, olhos, entre outros.

 

 

O tratamento e a prevenção

 

A combinação de três medicamentos, que devem ser tomados por seis meses ou mais, dependendo da orientação do médico pneumologista, é o tratamento padrão. A interrupção desse processo acarreta prejuízos à saúde piores que os do início da tuberculose. Segundo o dr. Luiz Francisco Ribeiro Medici, muitos pacientes abandonam o tratamento assim que os sintomas param de se manifestar, o está errado. “A melhora do paciente não quer dizer que a doença foi eliminada. Se a orientação do especialista não for seguida, os sintomas voltam rapidamente e o bacilo estará mais resistente”.

 

A prevenção usual à tuberculose é a vacina BCG, que necessita ser aplicada nos 30 primeiros dias de vida. Ela é capaz de proteger contra as formas mais graves da doença.

 

 

24 de Março - Dia Mundial da Tuberculose

 

Em 24 de março de 1882 o bacilo de Koch foi descoberto. Em homenagem aos 100 anos desse anúncio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD) resolveram, em 1992, nomear a data de Dia Mundial da Tuberculose.

 

É uma data de mobilização.  É a ocasião onde o mundo tem a oportunidade de expandir a conscientização, alertar e mostrar à população uma realidade que tantas vezes passa despercebida. Todo ano a SPPT está presente no desenvolvimento de atividades que visam a ampliar ações no controle da tuberculose.

 

Pulmonar

 

A SPPT, sempre prestando serviços ao seu público, abre espaço em seu site www.pulmonar.org.br para prestação de serviços à comunidade. Ele traz aos cidadãos todo o tipo de conhecimento sobre as doenças respiratórias e pulmonares. Também dispõe de dicas de hábitos saudáveis, prevenção e cuidados para cuidar da saúde As dicas do portal Pulmonar, assim como seu conteúdo, não substituem o acompanhamento médico.


Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Acontece - Chico Damaso