Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

AACD convoca crianças para estudo e tratamento das dores do crescimento


Em uma ação pioneira, o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Abreu Sodré (AACD), liderado pelo reumatologista Morton Scheinberg - um dos principais especialistas do assunto no Brasil, conduzirá  um estudo para identificação e eventual tratamento de crianças com dores do crescimento.

"Causas reversíveis de dores do crescimento serão identificadas e tratadas na própria instituição, inclusive aquelas de natureza cirúrgica, quando necessário for", diz Morton Scheinberg, médico clínico reumatologista e pesquisador, PhD pela Boston University, livre docente da Universidade de São Paulo e diretor científico da AACD.

A causa mais comum de dores musculoesqueléticas na infância tem o nome de dores do crescimento. A origem é desconhecida, porém, quando detectada precocemente, as chances de identificação das deformidades locomotoras nas crianças e adolescentes são altas.  Não existem evidências científicas que determinem que o crescimento dos ossos provoca dor. As causas mais prováveis são os desconfortos resultante de saltar, escalar e outras atividades motoras que as crianças ativas realizam normalmente. A maioria das crianças relatam dores na parte dianteira das coxas, na panturrilha ou atrás dos joelhos. No entanto a presença destas dores pode estar associada a uma série de outros sintomas, como febre, perda de apetite, cansaço e fraqueza.

O estudo fará um mapeamento com crianças e adolescentes com até 18 anos para identificar qual a real incidência deste problema na cidade de São Paulo. Um dos principais objetivos do estudo é identificar precocemente  e coletar evidências científicas que comprovem a dor advinda do crescimento dos ossos. O projeto também tem o objetivo preventivo nos casos clínicos associados ao aparecimento de deformidades musculoesqueléticas. A previsão é de atender 750 crianças até o final de 2008.


Informações e inscrições:

Centro de Pesquisa Clínica Abreu Sodré: (11) 5576-0788 - www.aacd.org.br

e-mail: ricardogolmia@brturbo.com.br

Sobre a AACD - A Associação de Assistência à Criança Deficiente - é uma instituição filantrópica, sem fins  lucrativos que mantém um amplo serviço de atendimento médico, pedagógico e social, voltado principalmente às crianças e adolescentes, promovendo "Prevenção, Habilitação e Reabilitação dos portadores de deficiência a Física ".

Hoje, 96% dos atendimentos da AACD são gratuitos. Cerca de cinco mil atendimentos por dia são realizados em suas oito unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Pernambuco, AACD Minas Gerais, AACD Rio Grande do Sul, AACD Rio de Janeiro e AACD Santa Catarina.

Sobre o Hospital Abreu Sodré

Pesquisa Datafolha aponta os melhores hospitais do país sob o ponto de vista da classe médica. Foram ouvidos cerca de mil médicos entre maio e junho de 2007 que apontaram as melhores instituições de saúde do País. Na especialidade Ortopedia, o Hospital Abreu Sodré, pertencente ao complexo da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) é apontado como um dos melhores do País.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Liliam Brito

Fonte: