Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Doação de óvulos ajudam nos tratamentos de infertilidade

A doação de óvulos é importante para as mulheres mais velhas, para as que chegaram à menopausa prematuramente, para as que apresentam um distúrbio genético, ou ainda para as que apresentaram abortamentos repetidos"
 

Abril/2008 - Já foi comprovado que cerca de 15% da população mundial tem dificuldade para engravidar e em alguns casos o problema está nos ovários que não produzem mais óvulos ou se produzem são de má qualidade. No entanto essas células não estão disponíveis em bancos como os espermatozóides. Quando isto ocorre, a gravidez só acontecerá com a técnica de fertilização "in vitro" (FIV) e com óvulos de doadoras.

                                    Doação de óvulos

Estas células são raras e para isso ainda não existem bancos disponíveis. Neste processo, uma alternativa são mulheres com menos de 35 anos que podem ceder, de forma anônima, parte dos óvulos coletados em seu tratamento para as que necessitam. A idade da mulher que doa é importante, pois é necessária uma quantidade suficiente para compartilhar, sem prejuízo em seu procedimento. Entretanto a receptora pode engravidar até os 55 anos, apesar de já ter sua fertilidade impossibilitada.

Arnaldo Cambiaghi, médico especialista em reprodução humana lembra que a doação de óvulos não pode ter caráter lucrativo ou comercial e os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa. "A maior dificuldade está em encontrar doadoras de origem negra e orientais, já que a seleção além de racial deve ser étnica, pois eles são diferentes uns dos outros", explica o médico.

"Este programa, conhecido como ovodoação, beneficia dois casais simultaneamente: aquele cuja mulher não tem óvulos viáveis para engravidar e o outro que poderá doar e com isso reduzir os custos do procedimento. Já que este é um processo em que duas FIV são realizadas consecutivamente. O tratamento envolve questões éticas, portanto é essencial o acompanhamento médico e psicológico", explica Cambiaghi. A escolha dos doadores é de responsabilidade da clínica onde está ocorrendo o tratamento e, que dentro do possível, deverá garantir que o doador tenha a maior semelhança fenotípica e imunológica e a máxima possibilidade de compatibilidade com a receptora.

"Precisamos sensibilizar a colônia oriental no Brasil a participarem de programas de ovodoação ajudando assim mulheres que tem o sonho de engravidar, mas que ainda não conseguiram por falta de doadoras", finaliza o médico.

Essas mulheres que possuem os requisitos para serem doadoras são informadas antes do início do tratamento sobre a possibilidade de doar óvulos. Interessadas no Programa de Ovodoação podem entrar em contato com Mariana, no Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO), pelo telefone (11) 3885-4333


Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi, médico especialista em reprodução humana

Sobre o Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Apesar de dedicar a maior parte de seu tempo no conhecimento e tratamento da infertilidade, seu currículo demonstra a preocupação de acompanhar as mulheres em outras áreas da ginecologia e obstetrícia. Autor de livros médicos direcionados ás mulheres e aos médicos, na área de Reprodução Humana vem aprimorando técnicas de Reprodução Humana que envolvem novos exames para o diagnóstico e tratamento da infertilidade como Inseminação Artificial, Fertilização In Vitro e ICSI entre outros. Arnaldo Cambiaghi é ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e Cirurgia Endoscópica, Diretor clínico do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Reprodutiva); Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa de São Paulo; Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Titulo de Especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (n.º 96/97); Especialização em Videolaparoscopia, Histeroscopia e Laser na Catholic University of Leuven - Bélgica; Especialização (Avançada) em Videolaparoscopia a Laser no Institute for Reproductive Medicine - Annandale, Vírginia - USA; Pós Graduate Course - Advance Laparoscopic Surgery including Laser Endoscopy - AAGL - Chicago, Illinois, USA; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Ginecologia; Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica; Pos Graduate Course - Laparoscopic Hysterectomy, incluindo Retroperitoneal Dissetion: Lymphnode dissection, the ureter, Retropubic Urethropexy & Appendectomy - AAGL - Chicago, Illinois, USA; Post Graduate Course - "Surgical Approaches to Endometriosis" - AAGL 23rd Meeting, New York - New York USA; Membro da European Society of Humam Reproduction and Embriology; Membro da The American Association of Gynecologic Laparoscopists; Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida; Laboratory Training Program and Seminar in the are of auto Suture Surgical Staplers in General Surgery - USC - Norwalk Connecticut - USA. Entre os prêmios recebidos estão o Prêmio Internacional - Troféu Best Video PRODUCTION - "The Cambiaghi Fastener for Extracorporeal Suturing"- Secound International Gynecologic Endoscopic Film Festival & Instrumentation; Exhibition San Diego, California - USA e o Prêmio "Parceiros de Visão" - "Troféu Coruja" - Símbolo da Sabedoria Homenagem ao Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi pela iniciativa do livro de sua autoria transcrito em Braille. Grávida Feliz, Obstetra Feliz. Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

Saiba mais sobre ovulação...

 

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Patrícia Prado

Fonte:Patrícia Prado Comunicação