Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

TERAPIA ANTI-RONCO

Desenvolvido pelo cirurgião dentista Fausto Ito, do Consultório RioOdontoSono, o dispositivo bucal AAR-ITO(R) é um recurso eficaz para
tratar distúrbios como apnéia do sono, ronco e bruxismo.


O ronco é um sintoma do envelhecimento, do aumento de peso e da flacidez muscular. Estima-se que o ronco atinja cerca de 60 milhões de brasileiros. Por volta dos 50 anos de idade metade dos homens e 4 em cada 10 mulheres roncam. Além de ser um incômodo à vida pessoal do indivíduo, o ronco alto e intenso é um dos principais sintomas da apnéia, distúrbio caracterizado por repetidas interrupções na respiração durante o sono. Outros sintomas omuns da apnéia são a movimentação brusca do corpo para restabelecer a respiração durante o sono, cansaço crônico, irritação, dor de cabeça pela manhã e, principalmente, sonolência excessiva durante o dia. A doença, entretanto, também pode ter conseqüências mais sérias para a saúde. "A queda dos níveis de oxigênio no sangue, resultado das falhas na respiração durante o sono, pode levar à alteração nos batimentos cardíacos, infarto do iocárdio e derrame cerebral", alerta o Dr. Fausto Ito, cirurgião-dentista do RioOdontoSono, no Rio de Janeiro.

O Aparelho Anti-Ronco AAR-ITO(R) é um dispositivo bucal de avanço mandibular o qual evita que a língua deslize em direção à garganta e obstrua a assagem de ar, reduzindo ou eliminando totalmente o ronco e as pausas respiratórias (apnéias). Desenvolvido e patenteado pelo dentista Fausto Ito, o AAR-ITO(R) é semelhante aos aparelhos ortodônticos móveis. Constituído de duas placas individuais, fabricadas em acrílico e fios de aço inoxidável, o aparelho se encaixa nos dentes das arcadas superior e inferior. "A ativação do aparelho é feita por meio de elásticos especiais, que promovem o avanço gradual e dinâmico da mandíbula, impedindo assim que a língua atrapalhe a passagem do ar na região da garganta", explica Ito. Com um sistema de ação dinâmico, o AAR-ITO(R) não provoca incômodo e permite que o paciente movimente a mandíbula em todas as direções durante o sono. "Graças a esse sistema, o aparelho também pode ser indicado para o tratamento do bruxismo, distúrbio no qual o paciente range os dentes", lembra Ito.


Serviço:

A confecção do aparelho AAR-ITO(R) é sob medida para cada paciente.
Seu uso deve ser diário, sempre no período do sono. Os resultados já podem ser percebidos nas primeiras semanas.

Custo por aparelho: R$ 1500

Manutenção mensal: R$ 120


Endereço:

Rua Visconde de Pirajá Galeria 487 Sala 206
Ipanema, Rio de Janeiro -
Telefones: (21) 2512 5151      
                (21) 8853 2765      
E-mail: 
www.rioodontosono.com.br


Sobre o Dr. Fausto Ito

Formado em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ), Fausto Ito se dedica há sete anos exclusivamente ao tratamento dos transtornos do sono, dando continuidade ao trabalho de seu pai, o Dr. Roberto Ito, um dos primeiros dentistas brasileiros a estudar e pesquisar o tema na década de 80. Com Especialização em Anatomia Aplicada da Cabeça no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Dr. Fausto Ito já publicou diversos artigos científicos sobre a utilização do AAR-ITO, é membro da Sociedade Brasileira do Sono e Diretor do RioOdontoSono – Consultório Odontológico Especializado no Tratamento dos Transtornos do Sono, sediado no coração de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.


 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Rachel Vianna

Fonte:Rachel Vianna