Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2024

Gânglio sentinela é tema de discussão na APM

O Departamento de Mastologia da Associação Paulista de Medicina (APM) promoveu, em 05 de junho de 2008, a partir das 20hreunião científica sobre Linfonodo Sentinela. De acordo com o Dr. Rubens Prudêncio, mastologista e Coordenador de Residência em Mastologia do Hospital e Maternidade São Cristóvão, a técnica para verificação do gânglio é importantíssima, nos dias atuais, para evitar a retirada de outros sem necessidade.

 

“Hoje não se admite mais fazer cirurgia oncológica da mama sem a concomitante identificação do gânglio sentinela. No Brasil, passada a primeira década de experiência com a técnica, é hora de rever os resultados e trocar o conhecimento adquirido”, ressalta.

 

Em nosso país, a cada dez mulheres uma apresenta câncer de mama. Para ampliar a possibilidade de cura, o ideal é realizar uma detecção precoce, principalmente no grupo com histórico familiar.

 

“O desejável é que toda mulher, a partir dos 40 anos, faça uma verificação anual e acompanhamento com exame físico e mamografia”, alerta o Dr. Rubens Prudêncio.

 

Há duas técnicas para realização da biopsia do gânglio sentinela. Por meio da medicina nuclear, mais dispendiosa economicamente, ou com o corante azul patente, atualmente a mais utilizada, justamente pelo baixo custo. Assim é possível identificar neoplasias malignas e tratá-las, sem o chamado esvaziamento axilar e suas conhecidas seqüelas como inchaço e limitação funcional.

 

Destinado aos ginecologistas, mastologistas, oncologistas-clínicos, radiologistas, patologistas e radioterapeutas, o encontro visa a identificar e apresentar as melhores formas e estratégias para avaliação do gânglio sentinela discutidas por especialistas em mama, medicina nuclear e oncologistas clínicos.

 


Reunião Científica

Linfonodo Sentinela

 

Data: 05 de junho de 2008

Horário: das 20 às 22 horas

Local: A.P.M.

Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antônio, 278

Informações e inscrições: (11) 3188-4251

www.apm.org.br

eventos@apm.org.br

Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Monica Kulcsar