Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

O zinco nas diversas fases da mulher

O zinco nas diversas fases da mulher

Da concepção à gravidez e amamentação 


Com a criação dos contraceptivos e a presença cada vez mais forte da mulher no mercado de trabalho, a gravidez passou a ser uma escolha de vida.
 
Hoje é possível planejar a gestação e preparar o corpo para esta nova fase com hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de exercícios moderados regularmente, evitar o stress, o cigarro e, principalmente, ter uma atenção especial com a alimentação para atingir os índices necessários de nutrientes essenciais, além das vitaminas e minerais como o zinco.

“Além dos nutrientes mais conhecidos como as proteínas e os carboidratos, o zinco é um mineral antioxidante importante para o crescimento e desenvolvimento, presente em todos os tecidos do corpo e participa de diversas funções bioquímicas relacionadas à cicatrização e formação óssea.” afirma Silvia Cristina Ramos, diretora do IMEN Educação – Instituto de Metabolismo e Nutrição - e especialista em Nutrição Materno Infantil (Unifesp). O mineral também é participante do processo de integridade celular e está envolvido na síntese de proteínas e ácidos nucléicos. “Todas as funções do zinco comprovam a importância dele nas diferentes fases da mulher, desde a concepção até a amamentação” conclui Silvia. 

Segundo a American Dietetic Association (ADA), em seu último posicionamento sobre nutrição e estilo de vida saudável durante a gestação, a recomendação é para uso de suplementação de vitaminas e minerais para gestantes, principalmente nos casos das mulheres que possuem uma dieta restritiva ou desbalanceada, que não supra as necessidades vitamínicas diárias.

O zinco está presente em alimentos como carnes, fígado, frutos do mar (especialmente as ostras), cereais integrais entre outros, e está relacionado ao ganho de altura e peso dos bebês após o nascimento, por isso, a sua importância na fase pré- natal.

“Porém, devido às quantidades do nutriente presentes em alguns alimentos não serem suficientes e a dificuldade do organismo em aproveitá-lo inteiramente, temos uma deficiência do mineral nas dietas diárias.” comenta Silvia. Para evitar a deficiência de zinco, principalmente nas fases femininas tão importantes como a gestação e amamentação, os especialistas recomendam os suplementos vitamínicos para garantir a ingestão diária adequada de vitaminas e minerais fundamentais para uma gestação tranqüila e saudável.


Sobre Redoxon® Zinco

Redoxon® Zinco é um produto da linha Redoxon® que associa a vitamina C ao zinco, dois elementos importantes que não são produzidos pelo organismo e, portanto, precisam ser obtidos por meio de fontes externas. A vitamina C e o zinco são essenciais para manter a integridade da pele e mucosa, ajudam na formação e funcionamento das células de defesa e na produção de anticorpos. A ação complementar do zinco colabora para o funcionamento adequado do sistema imunológico, ajudando a proteger não só contra gripes e resfriados, mas também contra outras viroses e infecções. 

Sobre a Bayer HealthCare

Prevenir, diagnosticar, amenizar e curar doenças. Estes são os objetivos da Bayer HealthCare, divisão de Cuidados com a Saúde do Grupo Bayer, que conta com mais de 100 anos de experiência em Saúde. A Bayer HealthCare recebe o maior volume de investimentos em pesquisa e desenvolvimento do Grupo Bayer em todo o mundo e conta com uma plataforma avançada para a descoberta de terapias inovadoras, que garantem a qualidade de vida e bem-estar da população. São mais de 51 mil colaboradores em cerca de 80 países que trabalham para tornar a Bayer HealthCare uma das maiores empresas de especialidades farmacêuticas do mundo. Presente em todo o território nacional e com unidades fabris em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), a Bayer HealthCare atua nas áreas de Medicamentos Isentos de Prescrição, Produtos Farmacêuticos, Diabetes e Saúde Animal.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Mabel Santos

Fonte:Universo da Mulher