Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Botox é a solução para quem transpira demais

 BOTOX É SOLUÇÃO SEGURA PARA QUEM TRANSPIRA DEMAIS

 Medo da cirurgia toráxica não é mais razão para continuar suando.

Quem sofre de hiperidrose já pode contar com a aplicação de botox, um método muito rápido e eficiente para amenizar o problema.


Sabe aqueles momentos em que a gente sua muito, a ponto de ficar com as mãos úmidas, a nuca molhada e aquela deselegante roda de suor embaixo do braço?
 
Chato, não?
 
Agora imagine todo esse suor num grau muito maior, a ponto de pingar, encharcar suas roupas e lhe impedir de trabalhar e ter um convívio social normal.
 
Essa é a realidade dos cerca de 3% da população mundial portadora de hiperidrose, uma alteração física caracterizada pelo suor excessivo e capaz de transformar ações cotidianas, como pegar um papel ou dar a mão, em situações absolutamente constrangedoras.
 
Felizmente, quem sofre do problema já conta com uma maneira rápida e indolor para tratá-lo: a aplicação da toxina botulínica nas áreas afetadas, um procedimento não cirúrgico e totalmente seguro.   

- A hiperidrose pode ser primária ou secundária a uma doença de base, como hipertiroidismo, distúrbios psiquiátricos, menopausa ou obesidade. O suor exagerado ocorre quando as glândulas sudoríparas trabalham excessivamente, devido a alterações no sistema nervoso simpático. – explica o cirurgião plástico André Colaneri, de São Paulo, lembrando que a alteração tem fator hereditário e acomete igualmente homens e mulheres, com maior prevalência a partir dos 18 anos.  

O tratamento consiste no bloqueio das glândulas sudoríparas das regiões mais afetadas, que são, geralmente, as axilas, as palmas das mãos e os pés. Uma das opções é a cirurgia toráxica, na qual um nervo é seccionado, bloqueando o estímulo para suar no local desejado. Trata-se de um procedimento que demanda anestesia geral, o que deixa muitas pessoas cautelosas. 

- É um método mais difícil, que envolve o risco de complicação da cirurgia. Para quem não quer passar por isso, o mais indicado são as aplicações localizadas de botox - diz o especialista.  

Segundo o Dr. André, o tratamento à base de botox é uma alternativa altamente eficaz e segura à cirurgia toráxica. Ele consiste em uma aplicação feita em consultório, com duração de quinze minutos e sem a necessidade de anestesia.

A toxina botulínica bloqueia o estímulo do suor junto às glândulas, reduzindo temporariamente a produção do suor. Os efeitos já começam a ser notados a partir de 72 horas após o processo, e têm duração de até dez meses, dependendo da dosagem de tratamento, da técnica de aplicação e, principalmente, das características particulares do organismo de cada paciente. 

- A procura tem aumentado progressivamente e, via de regra, quem experimentou o tratamento dificilmente deixa de refazê-lo, devido ao grande conforto proporcionado. – conclui o cirurgião plástico André Colaneri. 

Sobre o especialista: 

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri é um dos principais cirurgiões plásticos especialistas do Brasil. Formado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) como 1º aluno da turma, recebeu durante a cerimônia de graduação o Prêmio Departamento de Cirurgia, concebido ao médico de maior destaque na área cirúrgica. Possui especialização em Cirurgia Geral, também pela UNICAMP, e Cirurgia Plástica, pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, atualmente atende clientes de todos os cantos do Brasil e do exterior em clínica localizada no bairro Itaim Bibi, em São Paulo. 

Especializado em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), Dr. André Colaneri é também reconhecido pelos conselhos federal e regional de medicina, além de ser médico Perito, pela própria SBPC. Também é membro da Associação Médica Brasileira, da Associação Paulista de Medicina, do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz e da comissão científica do mesmo Instituto.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Richard Szames

Fonte:Universo da Mulher