Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

SABEDORIA ORIENTAL - Como aliviar a dor quando ela se torna doença

SABEDORIA ORIENTAL - Como aliviar a dor quando ela se torna doença
 

Como aliviar a dor quando ela se torna doença

*Julio Ganiko 


A fibromialgia é reconhecida como doença e seu sintoma mais característico são as dores musculares espalhadas por diversas partes do corpo ou até nele todo. Através de suas várias especialidades, a Medicina Chinesa auxilia muito na qualidade de vida dos portadores dessa disfunção.

Leves ou bastante severas, normalmente, são dores acompanhadas de outros sintomas como rigidez matinal, fraqueza e cansaço muscular, visão cansada, irritabilidade, depressão, ansiedade, problemas de concentração e memória, distúrbios do sono, cefaléias, cólicas menstruais, zumbidos nos ouvidos, hipersensibilidade, entre outros.

Assim como existe uma variedade de sintomas, também há um grande leque de causas. Portanto, o tratamento depende de uma avaliação profunda de cada caso. É importante ressaltar que as técnicas aplicadas em pacientes com as dores musculares da fibromialgia não respondem exatamente como nas caracterizadas por trauma mecânico, inflamações ou estresse. Deste modo, o paciente com fibromialgia não deve ser massageado da mesma forma nem esperar o mesmo tipo de resultado, já que as causas se diferem.

A acupuntura, por exemplo, auxilia no reequilíbrio dos órgãos e sistemas energéticos, dissolve obstruções nos meridianos e regulariza suas funções. Paralelamente, dentro dos limites de hipersensibilidade do cliente, a massagem ocasiona alívio de dores musculares, dissolução de nódulos de tensão nervosa e aumenta a elasticidade das articulações e a qualidade da sua lubrificação.

Somadas a acupuntura e a massagem, outras formas de tratamento - como auriculoterapia, aromaterapia e cromoterapia - ajudam a tranqüilizar o paciente durante os atendimentos.


*Julio Ganiko é consultor em terapias orientais e diretor do Spa Urbano Julio Ganiko, em Guarulhos. julio@spajulioganiko.com.br.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Rosa Pellegrino

Fonte:Universo da Mulher