Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

SEDENTARISMO É A DOENÇA DO SÉCULO - A Medicina Esportiva orienta como se prevenir da enfermidade que mata como os males do coração

SEDENTARISMO É A DOENÇA DO SÉCULO

 

A Medicina Esportiva orienta como se prevenir da enfermidade que mata como os males do coração

 


Responsável por 2 milhões de mortes anualmente no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), pessoas sedentárias podem desenvolver males como Hipertensão Arterial, Infarto Agudo do miocárdio, Obesidade, Depressão, Déficit cognitivo, Ansiedade,  Diabetes, Câncer, Aterosclerose, Artrose, Doença Pulmonar, Colecistopatias, Osteoporose, aumento do Colesterol ruim. E, além de tudo isso, ocasiona cansaço, mau-humor e indisposição! Quem diria que o sedentarismo é o principal agente no aumento da incidência de várias doenças?

O especialista em Medicina Esportiva, Dr. Benjamin Apter, diretor da academia B-Active, explica que “o sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento na maioria das doenças”. Definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física, segundo a Medicina, o sedentário é a pessoa que gasta poucas calorias por semana com atividades cotidianas. O gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo 

Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários a pessoa precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas. Dr. Benjamin esclarece que “a Medicina Esportiva, por estudar a influencia dos treinamentos e esportes em pessoas saudáveis e doentes, tem a capacidade de indicar quais são as formas mais adequadas para o sujeito praticar exercícios sem prejudicar a saúde e não adquirir lesões por atividades excessivas ou inapropriadas”.

 

A vida sedentária não estimula as atividades dos órgãos do corpo humano. O aparelho locomotor e os demais órgãos entram em um processo de regressão funcional. No sistema músculo-esquelético ocorrem as alterações mais perceptíveis como a perda de massa muscular, comprometendo, assim, as atividades do dia a dia, devido a sobrecarga das articulações e maior exigência do sistema cárdio vascular.

 

Com o avanço da medicina as pessoas estão vivendo mais. A qualidade de vida que terão no processo de envelhecimento dependerá do investimento que estas farão em sua saúde. Bons hábitos e inclusão de exercícios servirá como prevenção de doenças crônicas e manutenção do funcionamento adequado dos músculos e articulações, evitando, desta maneira, que os idosos tornem-se dependentes de familiares ou de cuidadores de forma precoce.

 

Uma vez tendo a consciência das consequencias do sedentarismo, a pessoa deve procurar médicos ou academias especialistas em Medicina Esportiva que trabalham com fisiologia, prevenção, orientação, a fim de iniciar um trabalho seguro para o indivíduo chegar ao seu objetivo, não apenas como prevenção, mas também para que faça uma atividade prazerosa.

 

Para quem não possui qualquer tipo de lesão no sistema músculo esquelético nem outras doenças que envolvam outros riscos, principalmente as vasculares, praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Para quem já conta com problemas de saúde, uma avaliação médica é recomendada. Nestes casos os estudos mais recentes indicam que o condicionamento muscular supervisionado orientado por uma equipe multidisciplinar dentro de uma academia especializada em Medicina Esportiva é o método mais seguro e efetivo para tirar a pessoa do sedentarismo.

 

Sobre a B-Active

A B-Active é uma academia que tem como principal pilar a Medicina Esportiva. A proposta surgiu através de uma pesquisa do grupo de Geriatria da USP, com o objetivo de estudar os benefícios de exercícios no idoso. Ao descobrirem que o exercício de impacto era um grande vilão, se voltaram para o desenvolvimento de programas de exercícios resistidos, conhecidos como exercícios de fortalecimento muscular. 

As atividades oferecidas apresentam um novo conceito, que tem sido cada vez mais procurado por um público que busca programas especializados para evitar as lesões causadas por treinos inadequados ao seu tipo físico, e que, além disso, oriente quais são as atividades mais apropriadas para ajudar na prevenção, reabilitação e melhoria da qualidade de vida. 

A academia conta com mais de 30 aparelhos de ginástica desenvolvidos no departamento de Bioengenharia da USP, exclusivamente para oferecer a máxima proteção articular e a máxima ativação muscular. Esses equipamentos ergonômicos medicinais permitem a regulagem da graduação dos movimentos e distribuem o peso independente para cada lado do corpo, resultando em exercícios mais seguros e eficazes. 

Os treinamentos são elaborados, de acordo com a necessidade e perfil de cada aluno, por um conjunto de médicos especialistas em medicina esportiva, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício. Para todos os clientes, inclusive os de grupos especiais (portadores de doenças crônicas, como câncer, doença coronariana, pressão alta, diabetes, artrose, artrite entre outras), os programas são individualizados e constantemente monitorados. Relatórios periódicos são enviados aos médicos dos alunos para o acompanhamento da evolução física e clínica. 

Indicado para todas as idades, a B-Active é especialista em desenvolver programas específicos para cada pessoa, de acordo com as necessidades de cada aluno. Todo este cuidado com a saúde e o físico é feito por profissionais da academia, e por não serem terceirizados, o aluno não paga a mais por isso. 

O sucesso da nova proposta de atividade física, que agrega saúde com boa forma, está em expansão e a B-Active abre a segunda unidade do bairro Higienópolis. E ainda, é a única academia que conta com certificações na área médica, fisioterapêutica, terapia ocupacional, educação física e selo de qualidade emitido pela USP. 

Todas as instalações são adaptadas para receber cadeirantes e pessoas que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) com elevador, banheiro e vestiário específicos e profissionais altamente capacitados para o atendimento. 

www.bactive.com.br 

B-Active Unidade Higienópolis: Rua Alagoas, 148, 1°andar / Tel. 11 3120-6702 / Horário de Funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 21h / higienopolis@bactive.com.br  

B-Active Unidade Jardins: Rua Salto, 70 / Tel. 11 3051-6769 / Horário de Funcionamento segunda a sexta, das 6h às 20h / jardins@bactive.com.br

Crédito:Cris Padilha

Autor:Lívia Clozel

Fonte:Universo da Mulher