Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

PERDA DE MEMÓRIA: B-ACTIVE APRESENTA SOLUÇÃO ATRAVES DE EXERCICIOS

A Medicina Esportiva ajuda na prevenção da perda de memória e em doenças que podem agravar o quadro

 

O cérebro é a parte mais importante do nosso corpo, sem ele não seriamos ninguém, não saberíamos de nada e não faríamos nada. A OMS (Organização Mundial de Saúde) ressalta que 70% da população acima dos 60 anos de idade têm grande chance de sofrer problemas de perda de memória.

 

Dr. Benjamim Apter (diretor da academia B-Active, Prof° de Pós Graduação de Fisiologia do Exercicio (CECAFI) da FM-USP), desenvolveu um programa de exercícios com foco na Medicina Esportiva, que ajuda na melhoria da qualidade de vida em relação a Perda de Memória. Neste caso, os exercícios físicos ajudam na diminuição do estresse, melhora a auto-estima, no funcionamento cerebral, fortalecendo a comunicação entre os neurônios.

 

Os sinais mais comuns para a Perda de Memória é a incidência da pessoa em esquecer recados, as tarefas do dia a dia, nomes de pessoas próximas etc. A própria pessoa consegue monitorar a sequencia de esquecimentos, por esses motivos, e uma alternativa para os remédios são os programas de exercícios desenvolvidos pela Medicina Esportiva para a melhoria do quadro. Nos casos do individuo ter mais de 60 anos, é preciso que algum membro da família observe e procure auxilio de profissionais especializados.

 

Através da Medicina esportiva, em apenas 3 meses já é possível sentir resultados, mas Dr. Benjamin explica que aliado ao programa de exercícios, é preciso também fazer leituras, ter boas noites de sono, um convívio social onde discuta inúmeros assuntos que ativem o funcionamento cerebral e otimizem na melhora.

 

A Perda de Memória também é investigada pela Medicina Esportiva, a causa dela pode ser conseqüência de uma doença como tireóide, diabetes, depressão ou mesmo ser a Doença de Alzheimer, que no caso precisa ser tratada com remédios e acompanhamento médico para diminuir o ciclo de evolução da doença. O sedentarismo também causa a perda da memória, por isso, os idosos têm apresentam com freqüência este diagnostico. 

 

Portanto, o mais importante é praticar diariamente exercícios físicos por no mínimo 30 minutos e de preferência com acompanhamento de um profissional, que possa avaliar qual o tipo de exercício necessário para o problema individual e quais as restrições que o paciente deve ter. Com a memória não se brinca, porém os cuidados devem ser grandes, para refletir no futuro.

 

Sobre a B-Active

A B-Active é uma academia que tem como principal pilar a Medicina Esportiva. A proposta surgiu através de uma pesquisa do grupo de Geriatria da USP, com o objetivo de estudar os benefícios de exercícios no idoso. Ao descobrirem que

o exercício de impacto era um grande vilão, se voltaram para o desenvolvimento de programas de exercícios resistidos, conhecidos como exercícios de fortalecimento muscular.

As atividades oferecidas apresentam um novo conceito, que tem sido cada vez mais procurado por um público que busca programas especializados para evitar as lesões causadas por treinos inadequados ao seu tipo físico, e que, além disso, oriente quais são as atividades mais apropriadas para ajudar na prevenção, reabilitação e melhoria da qualidade de vida.

A academia conta com mais de 30 aparelhos de ginástica desenvolvidos no departamento de Bioengenharia da USP, exclusivamente para oferecer a máxima proteção articular e a máxima ativação muscular. Esses equipamentos ergonômicos medicinais permitem a regulagem da graduação dos movimentos e distribuem o peso independente para cada lado do corpo, resultando em exercícios mais seguros e eficazes. 

Os treinamentos são elaborados, de acordo com a necessidade e perfil de cada aluno, por um conjunto de médicos especialistas em medicina esportiva, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício. Para todos os clientes, inclusive os de grupos especiais (portadores de doenças crônicas, como câncer, doença coronariana, pressão alta, diabetes, artrose, artrite entre outras), os programas são individualizados e constantemente monitorados. Relatórios periódicos são enviados aos médicos dos alunos para o acompanhamento da evolução física e clínica. 

Indicado para todas as idades, a B-Active é especialista em desenvolver programas específicos para cada pessoa, de acordo com as necessidades de cada aluno. Todo este cuidado com a saúde e o físico é feito por profissionais da academia, e por não serem terceirizados, o aluno não paga a mais por isso.

O sucesso da nova proposta de atividade física, que agrega saúde com boa forma, está em expansão e a B-Active abre a segunda unidade do bairro Higienópolis. E ainda, é a única academia que conta com certificações na área médica, fisioterapêutica, terapia ocupacional, educação física e selo de qualidade emitido pela USP. 

Todas as instalações são adaptadas para receber cadeirantes e pessoas que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) com elevador, banheiro e vestiário específicos e profissionais altamente capacitados para o atendimento.

www.bactive.com.br

B-Active Unidade Higienópolis: Rua Alagoas, 148, 1°andar / Tel. 11 3120-6702 / Horário de Funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 21h / higienopolis@bactive.com.br . 

B-Active Unidade Jardins:Rua Salto, 70 / Tel. 11 3051-6769 / Horário de Funcionamento segunda a sexta, das 6h às 20h / jardins@bactive.com.br.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Lívia Clozel

Fonte:Universo da Mulher