Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Páscoa: chocolate em excesso pode comprometer o coração

Páscoa: chocolate em excesso pode comprometer o coração

Estudo sugere que chocolate meio amargo melhora

as funções dos vasos sanguíneos. Mas não é definitivo


Com crise ou sem crise, as pessoas adoram receber ovos de chocolate na Páscoa. Mas há que se prestar atenção no tipo e na quantidade de chocolate que se está ingerindo. “Os estudos sobre possíveis benefícios do chocolate meio amargo não contribuem muito com o trabalho de prevenção às doenças do coração. Há inclusive um risco grande de se distorcer a informação, fazendo com que as pessoas consumam todo tipo de chocolate nesta época do ano e em grandes quantidades, o que certamente pode comprometer a saúde do coração”, diz o cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula (SP).

Enquanto diversos estudos revelam que a ingestão diária de um quadradinho de chocolate meio amargo (6,7 gramas) melhora as funções dos vasos sangüíneos, Gebara é taxativo: “Para melhorar a circulação sangüínea e prevenir cardiopatias, o consumo de frutas e vegetais pode mostrar um resultado muito superior, reduzindo entre 30% e 40% as chances de a pessoa sofrer um infarto”. 

De acordo com a médica Valentine Yanchou Njike, que é uma das coordenadoras da pesquisa empreendida na Universidade de Yale (Estados Unidos), “em uma amostra de adultos saudáveis, a ingestão de chocolate meio amargo se mostrou eficiente, havendo melhora de 2,4% do fluxo sangüíneo” 

Mas a pesquisadora também adverte: “A proposta do estudo não é sugerir que as pessoas aumentem o consumo de chocolate como parte de sua dieta, mas que dêem preferência ao chocolate escuro, ou seja, o meio amargo, valorizando alguns benefícios cardiovasculares”. 

Gebara aponta outras medidas para ter um coração mais saudável. “A prática de exercícios moderados reduz em 23% os riscos de os homens sofrerem um infarto e o dobro (46%) em relação às mulheres. Nem é preciso ser um maratonista. Basta caminhar regularmente no parque, por exemplo. Combater o tabagismo e os níveis de estresse também é igualmente importante”.


Fontes: Dr. Otávio Gebara, médico cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula (SP) www.santapaula.com.br //

http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=86836

Crédito:Cris Padilha

Autor:Jorge Valério

Fonte:Universo da Mulher