Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

A importância do atendimento multiprofissional ao paciente com câncer

Atendimento multiprofissional ao paciente com câncer

O Instituto Paulista de Cancerologia é o primeiro centro a oferecer tratamento multiprofissional a pacientes e familiares


O Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) é a primeiro centro de saúde a agregar em suas instalações uma equipe multiprofissional altamente qualificada que oferece atendimento integral ao paciente. O atendimento desta equipe traz inúmeros benefícios, contribuindo para o tratamento médico. O foco é oferecer qualidade de vida e é essencial que cada profissional conheça os protocolos de atendimento de todos os setores. A equipe multiprofissional do Instituto é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e equipe de cuidados paliativos.

         De acordo com o cirurgião oncológico Ricardo Antunes, diretor do IPC e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, ‘um tratamento multiprofissional atende a maior parte das necessidades do paciente, pois o diagnóstico e tratamento do câncer envolvem outras áreas’.

         Todo paciente que chega ao Instituto para consulta ou quimioterapia tem a sua disposição a equipe de psicólogos, nutricionistas e dentistas. Os profissionais de farmácia também se apresentam aos pacientes de quimioterapia fornecendo informações sobre a medicação que será aplicada. Os assistentes sociais orientam pacientes e familiares em relação aos direitos garantidos pela lei, como saque do FGTS e compra de veículos adaptados. Ainda nestes encontros, os profissionais do IPC estudam e discutem atendimentos específicos e pontuais de alguns pacientes.

         O maior diferencial do IPC é atender todas as necessidades do paciente e de sua família em um mesmo espaço físico. ‘A locomoção em uma cidade como São Paulo é muito difícil. Procuramos oferecer tudo o que o paciente necessita dentro do IPC, sempre com o foco na qualidade de vida do paciente e da família e otimizando ao máximo o tratamento contra o câncer’, finaliza Dr. Ricardo Antunes.


Dr. Ricardo Antunes

Médico oncologista diretor do IPC e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia

Vera Bifulco

Coordenadora do setor de psico-oncologia

Instituto Paulista de Cancerologia

Av. Angélica, 2.503, 1º andar – Higienópolis
Tels.: (11) 3797.3000 –
www.institutoipc.com.br

 

 

Crédito:Cris padilha

Autor:Joyce Costa

Fonte:Universo da Mulher