Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Má higiene bucal pode causar câncer de boca

Má higiene bucal pode causar câncer de boca
 
 
Dr. Leandro Lukacsak, da Clínica OralFix, fala sobre as causas da doença

O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e da cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando essa pessoa também é alcoólatra.

Os principais fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. O principal sintoma é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Os processos patológicos básicos aparecem, clinicamente, por variadas alterações morfológicas, na pele ou mucosa bucal. As principais são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas ou máculas, placas (rugosas, verrugosas, onduladas ou lisas) erosões, úlceras, bolhas, pápulas e nódulos (lesão sólida e elevada).

"Todas essas lesões geralmente só são notadas pelo dentista, portanto qualquer que seja a alteração que tenha na boca, é imprescindível que as pessoas procurem um dentista imediatamente. Se o próprio dentista não diagnosticar a lesão, certamente ele indicará um cirurgião dentista especialista em estomatologia, que tratará o problema", diz Dr. Leandro Lukacsak, ortodontista da Clínica OralFix.

 

Veja como prevenir o aparecimento do câncer bucal:

  •  

    • Não fume;

       

       

    • Não beba em excesso;

       

       

    • Use sempre o protetor solar;

       

       

    • Alimente-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes;

       

       

    • Execute o autoexame todo mês;

       

       

    • Faça a higiene bucal corretamente

       

       

    • Faça uma consulta odontológica de controle a cada seis meses;

Serviço:
Clínica Odontológica OralFix
R. Estado de Israel, 166 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Tel. (11) 3881-1004 –
www.oralfix.com.br
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Keyla Assunção

Fonte:Universo da MUlher