Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

O que é sapiossexual?

O sapiossexual entrou para o arsenal de identidades sexuais do mundo contemporâneo e é mais uma forma de ajudar as pessoas a se conhecerem mais e entenderem do que gostam e por quem seus olhos brilham e o coração bate mais forte. 

Há muito tempo, o mundo vem mudando e a identidade sexual passou a se tornar um assunto cada vez mais democratizado em todo o planeta, o que é ótimo, pois hoje, as pessoas possuem mais acesso à informação de qualidade sobre o assunto. 

Até porque, se pararmos para pensar e lembrar, ainda existem lugares no mundo que matam pessoas que se declaram homossexuais, por exemplo, ou seja, que declaram a atração e amor por alguém do mesmo sexo. 

É algo chocante de se pensar quando entendemos que a sexualidade de cada indivíduo é algo pessoal, ou seja, você deve saber de quem gosta e com quem deseja ficar, mas isso nem sempre é respeitado pelas outras pessoas. 

Por outro lado, existem pessoas e lugares como uma empresa de tradução RJ, por exemplo, que entendem a importância da discussão acerca da identidade sexual e de tudo o que envolve esse universo. 

Até porque, como mencionamos anteriormente, nos últimos tempos, muitos nomes foram criados e dados a pessoas que achavam que estavam malucas por sentirem atração por um certo tipo de pessoa ou até mesmo aquelas que não sentiam atração por ninguém. 

Falar sobre isso é muito mais do que apenas falar sobre algo que está em alta nos dias atuais, mas é falar sobre o direito de todo cidadão de poder viver, amar e estar do lado de quem quiser e da maneira que quiser. 

Não é à toa que, hoje, no Brasil, a homofobia já é um crime, ou seja, qualquer ato que desrespeite uma pessoa que se considera homossexual é considerado crime e o agressor precisará pagar pelo que fez ou disse. 

Tal decisão já foi um grande passo para que o Brasil se tornasse uma referência para outros, assim como já é quando falamos de serviços e produtos do mercado brasileiro, como um adm condominial

Em meio a tantas novidades e inovações que surgem com o mundo contemporâneo, tais identidades sexuais passaram a receber o seu nome de reconhecimento para que os indivíduos justamente pudessem se reconhecer nelas, que são: 

  • Homossexual;

  • Heterossexual;

  • Bissexual;

  • Assexual;

  • Pansexual;

  • Entre outros. 

Dentre tudo isso, nasceu o sapiossexualismo, uma nova identidade sexual que está ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil devido à declaração de famosos que se identificam em tal identidade e, por isso, hoje iremos conhecer mais sobre o assunto. 

Você sabe o que é identidade sexual? 

Antes de entendermos o que é o sapiossexualismo, é necessário que entendamos o que é identidade sexual e a importância dela nos dias atuais, principalmente quando falamos de um mundo onde existem diversas delas, como as que listamos anteriormente.  

A identidade nada mais é do que algo que te identifica, ou seja, que faz com que você saiba quem é e com que as pessoas também saibam quem você é, como acontece quando se realiza um orçamento de prestação de serviços de segurança do trabalho

A pessoa que deseja tal serviço precisa se identificar, ou seja, falar quem ela é, mas quando trazemos isso para o âmbito sexual, nem todas as pessoas se reconhecem dentro da norma sexual que lhes foi apresentada desde criança. 

Vivemos em um mundo e em um país onde, na maioria dos casos, as pessoas nascem e crescem com pais e mães, tendo o exemplo de que o casal e relacionamento ideal só existe entre duas pessoas de sexos opostos, mas nem sempre todos são assim. 

Existem pessoas que já se identificam quando crianças em uma identidade sexual, mas outros demoram uma vida para isso, mas o importante é saber que a identidade sexual existe e que cada um possui a sua. 

Assim como só existe uma empresa com o melhor frete dedicado do mercado, só existe um indivíduo com as suas características e identidade sexual, que será você, e é preciso respeitar isso e a sua forma de amar. 

A identidade sexual não serve para incentivar pessoas a gostarem de indivíduos do mesmo sexo, como muitos pensam. Ela serve para ajudar qualquer um que se questiona sobre o que se sente e sobre a maneira como vê as relações afetivas em sua vida. 

Muitas vezes, aquela sensação de que existe algo de errado com você é só um sinal de que talvez você possua uma identidade sexual diferente daquela que tenta seguir por medo do que irão pensar, por isso, o autoconhecimento é muito importante nessa etapa. 

Entenda o que é um sapiossexual

Agora que você entende bem sobre o que se trata a identidade sexual, chegou o momento de entender o que é o sapiossexualismo e tudo o que envolve essa nova identidade sexual que está dando o que falar nas últimas semanas. 

O sapiossexualismo é uma identidade sexual que se refere a pessoas que sentem atração por indivíduos que sejam muito inteligentes, sejam os que entendem tudo sobre instalação de wifi ou até mesmo aqueles que sabem todas as fórmulas de física. 

Em suma, a pessoa não se sente atraída por algo físico da pessoa, mas se atrai pela inteligência dela, pelo que a pessoa estudou e estuda, sobre suas experiências e sobre o que ela tem de conhecimento para ensinar. 

O termo surgiu recentemente e ganhou uma grande notoriedade na mídia após grandes nomes se declararem sapissexuais, foi o caso de Bela Gil, filha do compositor Gilberto Gil e a jogadora de vôlei Key Alves, atual participante da 23ª edição do Big Brother Brasil. 

O sapiossexualismo é mais comum do que podemos imaginar, isso porque muitas pessoas já entendiam que sentiam algo diferente quando ouvia alguém muito inteligente falar, mas acreditavam que aquilo era apenas uma simples atração. 

Entretanto, tal atração vai muito além disso, pois a pessoa pode se sentir ainda mais encantada ao ver alguém falar sobre como funciona um regulador de pressão de ar ou explicar sobre como funciona um universo de fantasia de filmes de ação. 

Aqui, também é importante frisar que o conceito de inteligência pode variar de pessoa para pessoa, existe aquela que acha uma pessoa falando sobre matemática, muito inteligente, e outra que se encanta por alguém que sabe jogar xadrez e fala sobre suas estratégias. 

Assim como qualquer outra identidade sexual, essa também é única e cada pessoa sabe o que sente e como se reconhece, mas não há como negar que tal novidade fez com que muitas pessoas ficassem bem mais leves em relação ao que sentem. 

Principais características dessa identidade  

E é claro que não poderíamos deixar de mencionar algumas das principais características que fazem parte dessa identidade sexual e fazem com que as pessoas se reconheçam nesse meio. Confira abaixo algumas delas: 

Não se importa com a idade

A primeira delas é a questão da idade e de características físicas, que não são os pontos principais para uma pessoa que se considera sapiossexual, seja uma que trabalha em uma rede de fabricante de sombrite ou um adoslecente. 

Muitas vezes, pessoas desse grupo costumam se sentir atraídas até mesmo por pessoas mais velhas e experientes, o que pode gerar um grande choque na sociedade devido à diferença de idade, mas que para elas, está longe de ser um problema. 

Preza por uma comunicação direta

Além disso, as pessoas que se identificam nessa sexualidade, também prezam por uma comunicação direta, sem rodeios ou joguinhos, pois elas sabem exatamente o que sentem e não possuem medo de guardar isso. 

Pessoas que se consideram sapiossexuais desejam viver algo único com a pessoa e trocar conhecimentos, experiências e visões de mundo, por isso, ser direto com o que quer e deixar tudo sempre claro é uma característica dessas pessoas. 

Dá valor a outras experiências

Quando uma pessoa que não se considera sapiossexual conhece alguém novo, é normal que pergunte sobre o que ela possui e sua vida. Já os sapiossexuais, desejam saber sobre a empresa de portaria remota que a pessoa disse que criou e sobre seus cursos. 

Pode parecer algo bobo, mas é justamente vendo o que outra pessoa sabe e como ela vive a vida que um sapiossexual pode se sentir ainda mais atraído, pois vê que a pessoa em questão é muito mais do que um rosto ou corpo bonito. 

Possui inteligência emocional 

Por fim, mas longe de ser menos importante, os sapiossexuais também são referências de inteligência emocional, pois são pessoas que sabem controlar e identificar muito bem o que sentem e o que pensam. 

Sabemos bem que inteligência emocional é algo desenvolvido com tempo e paciência, mas que a longo prazo, faz toda a diferença na nossa vida. Felizmente, os sapiossexuais já haviam entendido isso e trabalharam para desenvolver a melhor possível. 

Essas são algumas de diversas outras características que formam os sapiossexuais e que servem para te ajudar a entender mais sobre o assunto e sobre como você pode se questionar e ajudar outras pessoas a se conhecerem mais. 

Considerações finais 

Dessa maneira, será ainda mais fácil entender o que está acontecendo com você ou com alguém que conhece quando se dá conta de que está se sentindo atraído(a) por uma pessoa inteligente, pode ser que você seja um sapiossexual.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kaufmann

Fonte:Guia de Investimento