Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Carne de Avestruz: uma opção saborosa e saudável

Carne de Avestruz: uma opção saborosa e saudável

A carne de avestruz, bastante semelhante à bovina, oferece ao consumidor de carne vermelha uma alternativa saborosa e saudável.
 
Isto porque esta carne é comprovadamente mais nutritiva que as demais carnes vermelhas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição da USP/SP encomendada pela empresa Avestro S/A, líder no mercado brasileiro na comercialização deste produto, a carne de avestruz apresenta índices de colesterol e gordura saturada menores que as carnes bovina e de frango, além de ser mais rica em ferro e outros nutrientes, que a tornam mais saudável e adequada para uma alimentação balanceada.
 
“A pesquisa comparou a carne Avestro de avestruz com cortes bovinos e de frango, e constatou que a carne de avestruz apresenta o nível de colesterol em 22,7 mg/100g, enquanto a bovina apresentou 59 mg/100g e a de frango, 70 mg/100g”, destaca Giovanni Costa, diretor presidente da Avestro S/A.
 
Giovanni conta que a Avestro atua no Brasil há 4 anos e que, no decorrer deste tempo, é comprovado o aumento no consumo da carne de avestruz, principalmente por pessoas que buscam inserir em sua dieta uma alimentação rica e equilibrada.
 
No ano passado, por exemplo, o consumo da carne de avestruz em todo Brasil alcançou a casa das 80 toneladas.
 
“Além de possuir baixos índices de gordura e colesterol, esta carne também é rica em proteína, ferro e ômega 3, proporcionando uma alternativa de dieta balanceada, o que pode diminuir inclusive, o risco de incidência de doenças cardiovasculares. Alem disso, é uma carne saborosa, macia e fácil de preparar”, ele ressalta.
 
Consumo aumenta no Rio de Janeiro
 
Os benefícios da carne de avestruz estão chamando a atenção do consumidor carioca, sempre atento aos hábitos alimentares saudáveis.
 
Quando foi introduzida no Estado, em 2005, a Avestro contava com 20 pontos de venda comercializando a carne de avestruz. Hoje, o consumidor carioca pode ter acesso à carne em mais de 60 locais, entre eles restaurantes e redes como a Pão de Açúcar e o Zona Sul. “No total, são mais de 3 toneladas de carne de avestruz sendo consumida por mês, em todo Estado”, contabiliza Giovanni.
 
De acordo com Alexandre Icaza, da empresa Nature Touch, distribuidora oficial da Avestro S/A no Estado do Rio de Janeiro, a concentração maior da comercialização da carne de avestruz é na Zona Sul da capital carioca, seguida pela Barra da Tijuca e, fora da capital, a região que mais consome é a Serrana e também em Angra e Búzios.
 
“Nas churrascarias, os cortes mais solicitados são os da coxa e sobre-coxa, que fazem sucesso pela facilidade de prepará-los no rodízio. Já para restaurantes, os steaks, que é a parte conhecida como “redondo” e faixa externa, e também os fillets – a faixa interna, lombo superior e lombo costas, por serem cortes menores e de ótima qualidade, ideais para produção de porções individuais”, explica Icaza.
 
Para a dona de casa ou o consumidor que preferir preparar a carne em casa, pode encontrá-la à venda nos hipermercados. Ela está disponível através do filet em caixinha, com peso de 250 gr.
 
Alexandre comenta que estas porções são práticas e ideais tanto para preparo como consumo em residências.
 
“Essa quantidade é ideal para uma refeição e o corte permite várias composições. O apreciador tem a flexibilidade para fazer desde um bifinho rápido e saudável, até um prato mais refinado”, ele explica, complementando que o Estado representa um potencial grande em relação ao crescimento do consumo de carne de avestruz.
 
“Pouquissímas pessoas conhecem o sabor e as propriedades desta carne. Poucos sabem que a carne é vermelha, extremamente macia, light, saborosa, com baixíssimos níveis de gordura e colesterol e rica em ferro e ômega 3 e 6”, ressalta Icaza.
 
Atualmente, a carne Avestro de avestruz já está sendo comercializada na Capital carioca, região dos Lagos, Búzios, Niterói, Angra e Itaipava.
 
“A comercialização de carne de avestruz no RJ representa cerca de 30% do faturamento total da Avestro”, revela Giovanni Costa, complementando que para atender a demanda crescente no Estado, a Avestro está à procura de um abatedouro que possua certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para poder viabilizar abates das aves nesta região. “Nossa busca está dificultada pelo fato dos abatedouros no Estado do Rio de Janeiro terem uma estrutura e qualidade muito baixa em vista do que estamos exigindo. Mas não vamos desistir e estamos abertos a propostas de frigoríficos que estejam interessados em ser visitados por nossa equipe”, ele finaliza.
 
Sobre a Avestro S/A
 
Com sede operacional localizada em Alphaville/SP, a Avestro S/A atua no mercado há 4 anos e é responsável por toda a cadeia produtiva da carne de avestruz, desde a criação em condições especiais, até o abate, a desossa, a embalagem e a distribuição dos produtos. A empresa fornece carne para alguns dos melhores restaurantes e empórios finos do Brasil, atestando sua grande aceitação no mercado e, a partir de abril de 2006, inicia as exportações de carne de avestruz brasileira para o mercado europeu, norte-americano e africano.
 
* SERVIÇO:
Avestro S/A: (11) 4191-0495
 

Crédito:Tammy Lauterbach

Autor:Luciene Gazeta

Fonte:Matriz da Comunicação