Rio de Janeiro, 23 de Maio de 2019

Beirute: o pão é sírio, mas o sanduíche é nosso!

O Beirute é nosso!

O pão é sírio, mas a refeição em forma de sanduíche é totalmente brasileira

O pão especial foi trazido ao Brasil por imigrantes árabes no século 20. E foi aqui que o lanche foi inventado e ganhou lugar marcado no cardápio brasileiro.

 


 

O seu verdadeiro inventor é desconhecido, mas há algumas pistas sobre a origem do famoso Beirute. O pão especial - chamado de pão sírio, foi trazido para São Paulo no início do século 20 por imigrantes árabes e ganhou recheio de queijo, presunto, ovo e alface em terras tupiniquins. Hoje, o sanduíche representa uma verdadeira refeição e destaca várias opções como rosbife, frango e mignon.

 

De acordo com Beto Isaac, restauranteur do Arabesco, “se você for ao Líbano e pedir um Beirute eles apontam para a placa da cidade. Ninguém conhece a invenção. O que se tem por lá é o pão árabe que geralmente acompanha a comida”, explica. Além de muitos fás aqui no Brasil, o sanduíche ganhou fama internacional e foi lançado no restaurante Mocotó, em Londres. A idéia do local é tornar o prato uma referência da cozinha brasileira no mundo.


No Arabesco, o beirutemaníaco pode provar combinações saborosas como o Beirute Arabesco (pão sírio, rosbife, queijo prato, tomates, alface, maionese, pepino, presunto e orégano - normal e pequeno; Beirute Mignon (pão sírio, filet mignon, queijo prato, tomate, alface, maionese - normal e pequeno; Beirute da Casa (feito com pão sírio, carne moída temperada, queijo prato, tomate, alface, maionese e orégano - normal e pequeno; Beirute de Rosbife (pão sírio, rosbife, queijo prato, tomate, alface, maionese e orégano - normal e pequeno; Beirute de Frango (pão sírio, filet de frango, queijo prato, tomate, alface, maionese, orégano - normal e pequeno e o Beirute de Peru (pão sírio, queijo prato, tomate, alface, maionese e orégano - normal e pequeno. 

 

Em São Paulo existem boas alternativas para se saborear um autêntico Beirute com variações comuns e inusitadas. Além do Arabesco, o sanduíche também pode ser encontrado na rede América, no Ponto Chic, no Frevo, entre outros.

 

 


Serviço:

 

ARABESCO
Rua Doutor Homem de Mello, 494 – Perdizes.
Tel: (11) 3872-8164
Horário de funcionamento: das 10h às 23h – de segunda a sábado
Domingos das 10:30 às 17:00
Estacionamento gratuito
www.arabesco.com.br

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Erika Soós

Fonte: