Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024

Confira dicas para manter uma boa qualidade de vida na terceira idade

Especialista esclarece quais os alimentos necessários para se viver bem nesta fase

 

Sabemos que são diversos os cuidados necessários para se viver bem na terceira idade. Com isso para garantir o recebimento adequado de todos os nutrientes, é importante ter uma alimentação balanceada e diferenciada.

Para evitar doenças e ter uma boa qualidade de vida é preciso ter uma alimentação voltada para essa etapa da vida. "É preciso uma alimentação com a presença de frutas, verduras, leite e vitaminas, já que nessa fase é natural a falta de vitamina B" explica Nadja de Souza, nutricionista clínica da ASBP - Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, unidade Recife.

Além disso, a especialista orienta que com a inclusão de atividades físicas no cotidiano, o resultado será ainda melhor. Isto porque com a chegada da melhor idade, o corpo sofre algumas transformações como a
perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. Estas alterações fazem parte do processo natural da faixa de idade, mas podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física.

"As atividades mais prazerosas, como por exemplo, caminhada e dança de salão, tem ajudado a diminuir o risco de quedas e fraturas, além de proporcionar a convivência sócia. O importante é que as atividades
sejam de baixo a moderado impacto." pontuou.

CONFIRA MAIS ALGUMAS DICAS DA ESPECIALISTA

1. Faça, pelo menos, 3 refeições ao longo do dia (café da manhã, almoço e jantar). Inclua pequenos lanches nos intervalos.

2. Inclua diariamente nas refeições alimentos como arroz, pães, batata, inhame, cará, bolacha, biscoito (são importantes fontes de energia). Dê preferência aos alimentos integrais. Coma arroz com feijão pelo menos uma vez ao dia e no mínimo 5x na semana.

3. Consuma diariamente leites, queijos, iogurtes; evitando os gordurosos. Evite também o consumo da manteiga. Prefira os queijos brancos e o leite desnatado.

4. Coma diariamente legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches. Varie a cor das frutas e legumes ao longo da semana e coma uma hortaliça verde (folhas) diariamente.

5. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

6. Evite: refrigerantes e sucos artificiais, biscoitos doces e recheados.

7. Na escolha das carnes, dê preferência aos peixes, aves (frango) sem pele e carnes magras. Evite os alimentos fritos. Prefira preparações assadas, grelhadas e cozidas. Os miúdos e as carnes devem ser consumidos com moderação, pois são ricos em colesterol. O ovo pode substituir as carnes de 1 a 2 X na semana.

8. Ao usar o óleo prefira o de soja, milho, girassol e canola. Evite o uso de banha, bacon, manteiga. Use o azeite de oliva para temperar saladas e pratos prontos, sem exagerar na quantidade. Não reutilize o óleo da fritura na alimentação: a fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo, prejudicando a saúde.

9. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


A ASBP oferece as pessoas da terceira idade serviços com nutricionista, educador físico, professor de dança, aulas de teatro entre outros serviços.  

Para saber mais informações acesse: www.aposentados.org.br 

 

Crédito:Cris De Luc

Autor:Redação

Fonte:IpQuality Comunicação