Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Festas de Fim de Ano

10 dicas de como aproveitar as confraternizações de final de ano sem excessos

É possível comer bem e manter o foco para conseguir ter uma alimentação equilibrada e aproveitar ao máximo esses momentos sem engordar.

Fim de ano chegando e as comemorações nessa época só aumentam.

A festa da empresa já tem dia para acontecer, o amigo secreto com os amigos já está confirmado e os preparativos para a ceia de Natal e de Ano Novo com a família já estão praticamente prontos?

Com tantas comemorações e alimentos ao alcance das mãos, uma das principais preocupações que muitas pessoas têm nessa época é o ganho de alguns quilos extras.

"Todos esses eventos podem interferir na rotina e os excessos podem acontecer, mas saiba que não é preciso se trancar em casa e deixar de aproveitar esses momentos", comenta o Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta. "O ideal é ter em mente seus objetivos, seguir uma rotina constante de exercícios físicos mesmo durante as festas e optar por alimentos saudáveis que não prejudiquem a saúde e o bem-estar. Assim será possível manter a motivação em alta durante as festas de fim de ano, o que irá contribuir diretamente para a manutenção da saúde e do peso".

Confira as dicas que Matheus Motta, Nutricionista do Vigilantes do Peso reuniu para aproveitar as festas de fim de ano sem neuras:

• Coma normalmente nos dias de festa: Tome um café da manhã nutritivo, mas econômico (pão integral com queijo magro ou omelete de claras). Na hora do almoço, carregue seu prato de proteínas, para manter seu corpo abastecido. Se você ficar guardando a fome para mais tarde, quando finalmente for comer, vai acabar cedendo às piores tentações (e exagerando na quantidade).

• Planeje-se com antecedência: Se você for o responsável pela ceia, peça a seus convidados que levem pratos de comida ou bebida para poupar-se um pouco. "Faça com que eles sintam que estão fazendo uma contribuição especial perguntando a eles o que gostariam de trazer", diz o nutricionista. "Se eles não tiverem ideia, você pode sugerir opções saudáveis, como frutas frescas, espumante ou uma salada com um molho leve".

• Faça uma lista: Que tal estimular os colegas de trabalho, amigos ou família a levar receitas saudáveis para as festas? Pastas a base de queijo cottage e requeijão light adicionadas de ervas, guacamole, palitos de legumes crus ou assados no forno, espetinhos de frutas, sanduíches feitos com pães integrais com recheio de frango desfiado ou atum.

• Faça escolhas saudáveis: Na churrasqueira, berinjela e abobrinha ficam ótimas grelhadas! Intercale fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola nos espetinhos e de sobremesa, abacaxi assado e banana assada com canela. Você ainda pode adaptar a salada de maionese substituindo a maionese por iogurte natural e incrementar a farofa utilizando cenoura ralada e couve fatiada bem fininha.

• Aprecie com moderação: Evite as sobremesas a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly e prefira frutas frescas ou assadas, castanhas e rabanadas feitas no forno. Caso você não encontre nenhuma dessas opções, não precisa passar vontade: escolha uma sobremesa e experimente uma porção pequena ou dívida com um amigo.

• Beba muita água: Se vai ter festa à noite, ao longo de todo o dia você deve dar especial atenção à ingestão de líquidos. Quando estamos bem-hidratados, pensamos com mais clareza e, assim, tomamos melhores decisões quanto à nossa alimentação. Não exagere nas bebidas alcoólicas. Beba uma ou duas taças de vinho ou espumante e sempre prefira água ou sucos de frutas.

• Eleja seu favorito: Pense nos pratos que sempre são servidos nesse tipo de festa e escolha aquele que mais lhe dá água na boca (tem sempre algum em especial pelo qual ansiamos durante todo o ano). Permita-se! Desde que em uma quantidade razoável, não tem problema. Assim você corre menos risco de atacar as sobras do jantar depois que todo mundo for embora. É uma ocasião especial, e você merece. Só tome cuidado para não exagerar.

• Continue se exercitando: Vai bater aquela pontada de culpa se você aproveitar os dias de festa para tirar uma folga da atividade física. E, se o problema for falta de tempo, dê um jeito de sair para uma caminhada (leve seu cachorro!), subir escadas, fazer uma baguncinha na sala com os sobrinhos. Qualquer coisa vale. (Mas se por acaso você for passar o dia inteiro preparando todo o banquete e a casa para receber os convidados, está liberado.)

• Pense antes de comer: Lembre-se da estratégia de questionar como se sente antes de comer: pergunte-se se está comendo porque está bravo, ansioso, solitário ou cansado - e ajuste o comportamento.

• Volte a rotina: Quando as festas acabarem, dê preferência a alimentos diuréticos e com bastante fibra: abacaxi, pepino, berinjela, couve, melancia, melão, uva, água de coco. Esses alimentos ajudaram a voltar a dieta com tudo.

Assim conseguirá aproveitar tudo o que há de melhor nessa época, manter a dieta e uma rotina saudável, sem engordar.

Boas festas e divirta-se!

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Ana Tralli

Fonte:Edelman