Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Feliz Dia do Motociclista

Dia 27 de julho, é comemorado o Dia do Motociclista


A data celebra a todos os que utilizam motocicletas, seja profissionalmente ou por hobby.
Em todo o Brasil, mais de 31 milhões de pessoas possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria A, que permite aos cidadãos pilotar veículos motorizados de duas ou três rodas, segundo informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Esses números totalizam 44,5% do total de habilitações emitidas no país, e envolvem tanto habilitados somente na categoria A quanto associados a outras categorias, como AB, AC, AD e AE. De acordo com o levantamento, entre estes habilitados, 77,3% são homens e 22,7%, mulheres.

O Sudeste concentra o maior número de motociclistas habilitados (42,2%), seguido pela região Sul (20,3%), Nordeste (18,5%), Centro-Oeste (11,2%) e Norte (7,8%). A maior faixa etária dos motoristas brasileiros está entre os 31 e 40 anos, com 31% para os homens e 36,8% para mulheres.
Na somatória das principais faixas etárias, entre os homens quase 52% têm idade de 31 a 50 anos, enquanto entre as mulheres, mais de 54% apresentam idades variando de 31 a 50 anos.

O uso de motoneta, que é um motociclo de baixa cilindrada com câmbio automático, é maior entre as mulheres, totalizando 65% dos usuários dessa categoria de motocicleta. Já as da categoria scooter são conduzida em 27% do total por mulheres.

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Luiz Affonso

Fonte:Universo da Mulher