Rio de Janeiro, 27 de Maio de 2020

Avalie seu estresse

O estresse emocional é o que sentimos no corpo e na mente quando nos deparamos com demandas de uma determinada situação que ultrapassam a nossa capacidade de adaptação.
 
Enquanto estamos conseguindo nos adaptar ao que está ocorrendo, o stress não pode ser considerado patológico, pois é ainda gerenciável.
 
Porém, quando o esforço que se tem que investir é muito grande para manter a situação sob controle, então nosso organismo começa a se exaurir e a se cansar.
 
Se algo a mais ocorre de desafiante ou se o que estava nos estressando continua em ação por muito tempo, como uma doença na família ou um chefe mal treinado, por exemplo, então o desgaste que temos pode deixar que doenças se manifestem.
 
O stress envolve sintomas tanto de ordem física como de ordem psicológica.
 
Pessoas diagnosticadas como portadoras de stress relatam sentir alguns dos sintomas listados abaixo.
 
Verificar se o que você sente se assemelha ao que as pessoas estressadas dizem sentir pode ajudá-lo a avaliar e mudar a sua vida.
 
Às vezes, a pessoa tem uma indisposição física ou psicológica por um período curto de tempo, sem necessariamente estar estressado.
 
Mas, se você ultimamente está sempre irritado, perdendo a paciência com todos, com azia diária, se o cabelo está caindo e se acorda segunda-feira com o corpo de sexta-feira, pode ser que o stress tenha entrado em sua vida.
 
Isto acontece às vezes tão devagar que a pessoa não percebe.
 
Outras vezes há algo grande que ocorre e que nos leva ao stress de imediato.
 
Se descobrir que está com stress, tenha calma. Você pode aprender a controlar o stress em sua vida.
 
Existem tratamentos especializados para isto que podem ajudá-lo a se recuperar e a nunca mais ter stress excessivo.
 
O CPCS oferece prevenção e tratamento especializado no controle do stress.
 
O Treino de Controle do Stress é um protocolo estruturado de atendimento psicológico que consiste em 15 sessões. Utiliza-se a terapia cognitivo-comportamental.
 
O tratamento tem caráter educativo e contém apostilas sobre todos os tópicos discutidos no tratamento.
 
O cliente é levado a assumir uma postura ativa em seu tratamento e um plano de prevenção de recaída é elaborado antes do término do processo.
 
O Treino de Controle do Stress é baseado em pesquisas científicas, lideradas pela Dra. Marilda Lipp (Ph.D.), o que assegura sua credibilidade. 
 
Eliminar os sintomas de stress é importante porque a pessoa passa a se sentir melhor, volta a produzir e melhora sua qualidade de vida.
 
Se alguma doença ligada ao stress já apareceu, procure um médico especialista na área afetada.
 
“Mas, é sempre bom saber as causas do stress e descobrir como lidar com elas, de modo a não se estressar mais no futuro. Para isto, um psicólogo especializado em stress deve ser consultado”, explica a Drª Marcele Regine de Carvalho, Psicóloga Clínica especialista na Abordagem Cognitivo-Comportamental e coordenadora do Centro Psicológico de Controle do Stress.
 
É preciso tornar claro que um diagnóstico de stress só pode ser realizado de modo acurado por um profissional especializado.
 
O levantamento de sintomas abaixo só permite verificar se o que você sente se parece com o que pessoas estressadas relatam sentir.
 
Marque cada um dos sintomas que você tem sentido nos últimos dez dias.
 

sintomas psicológicos em adultos
 
(    ) queda de produtividade
 
(    ) confusão mental
 
(    ) apatia
 
(    ) dificuldade de concentração
 
(    ) sensação de desgaste ao acordar
 
(    ) auto-estima baixa
 
(    ) dificuldade com a memória
 
(    ) depressão
 
(    ) irritabilidade acima do justificável
 
 
sintomas físicos em adultos
 
(    ) tensão muscular
 
(    ) dores de cabeça
 
(    ) dores de estômago ou gastrite
 
(    ) pressão alta
 
(    ) herpes
 
(    ) taquicardia
 
(    ) problemas dermatológicos
 
(    ) aftas, retração das gengivas
 
(    ) resfriados
 
(    ) infecções
 
(    ) tontura
 
 
outros sintomas em adultos
 
(    ) acidentes de carro
 
(    ) derrubar documentos ou objetos
 
(    ) sentir-se desnorteado em lugares conhecidos
 
(    ) esbarrar em paredes ou objetos
 
(    ) perder objetos
 
(    ) pequenos acidentes (cortes, etc.)
 

Quanto mais sintomas assinalados, mais intenso está o seu nível de tensão.
 
Verifique se seus sintomas são mais psicológicos ou físicos e reflita:
 
Qual deles mais o preocupa?
Para quais você deveria dar atenção imediata?
Que problemas de saúde futuros esses sintomas poderão lhe acarretar?
Que ações você pode tomar para eliminar alguns destes sintomas?
 
 
 
 
Centro Psicológico de Controle do Stress – www.estresse.com.br – Unidade Barra da Tijuca
Fone: (21) 2111-9090

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Beth Mendanha

Fonte:Universo da Mulher