Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2024

Show de luzes

Show de luzes
As 42 mil microlâmpadas que ornamentam a casa do marchand Darcancy Teixeira Filho tornaram a Rua Visconde de Rio Branco, no Centro de Niterói, uma atração da cidade. Todas as noites, depois de uma sessão de fogos de artifício, as luzes de Natal que enfeitam a casa são acesas e começa a peregrinação pelo local, que, com as luzes e a música natalina, mais parece um templo.

 
— Todo mundo que passa pensa que é uma igreja por causa das estrelas de Belém que coloquei em cima e da quantidade de luzes. Mas é só uma mensagem de paz que eu tento passar para as pessoas — disse Darcancy.

Quando o marchand diz que colocou é no sentido literal: com a ajuda de um amigo, ele passou quase um mês montando e fixando, com um aparelho de cola quente, as lâmpadas no telhado e na varanda da casa. No dia 13 de dezembro, com queima de fogos, a iluminação ficou pronta, como é tradição há 20 anos.

— Desde que eu fui passar o Natal em Nova York, em 1982, fiquei encantado com as luzes. Isso nem existia no Brasil e eu trouxe um monte de caixas de lâmpadas de lá.

A partir da década de 90, com a abertura da economia brasileira para importações, conseguir lâmpadas ficou mais fácil e a iluminação da casa só ganhou em beleza. A conta de energia elétrica do marchand é cinco vezes maior no mês de dezembro do que em janeiro, devido à iluminação de Natal.

— O Natal para mim é uma data muito importante. Não ligo de gastar. As mensagens de paz que as pessoas que passam aqui deixam vale qualquer coisa — disse Darcancy
 
 
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Fatima Nazareth

Fonte:Universo da Mulher