Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2024

Baccarat inaugura nova sede em Paris

Uma lendária mansão que nos anos 20 era ponto de encontro de artistas, diplomatas, princesas, príncipes e artistas, através de festas e recepções realizadas pela aristrocrática Marie-Laure de Noailles, uma das maiores colecionadoras das pinturas de Mondrian do mundo e patronesse de personalidades como Salvador Dali, Man Ray, Jean Cocteau entre outros. Este é o cenário da nova sede da Baccarat em Paris, inaugurada em outubro de 2003.
 
Philippe Starck tinha a missão de reviver o espírito do local e sua memória de celebridade através de um projeto onde salas temáticas aliassem sofisticação e hospitalidade. Starck recebeu “carta branca” da Baccarat para interpretar a alquimia dos cristais que se transformam em objetos que brilham e proporcionam ilusões óticas, como um caleidoscópio. 
 
A luz que o cristal evoca conduz o visitante a uma espécie de jogo onde tudo é relativo, apresentando surpresas como o lustre flutuando num aquário gigante, ou então a cadeira monumental de cristal no melhor estilo “Alice no País das Maravilhas”, em ambientes que vão desde a entrada com chaminés monumentais – permanentemente acesas –  até a sala com imponentes janelas de espelho e cristais gigantes de 13 metros de altura. 
 
A nova sede da Baccarat em Paris também apresenta salas com lustres em cristal preto, um restaurante chamado “sala de cristal” – aberto ao público e funcionando normalmente --, ou então a boutique onde é possível ter contato com as coleções Baccarat de peças de decoração, jóias e acessórios, onde mesas e cadeiras têm base de cristal --  todas criações de Starck e disponíveis para venda. 
 
Já a galeria-museu contempla exposições de peças lendárias Baccarat encomendadas por czares russos, marajás e imperadores, além de mostrar o processo artístico dos artesãos de elite da marca que, ao longo de sua história tornaram a Baccarat como a empresa  que mais recebeu a premiação de “Melhores Operários da França” no segmento de cristal . Atualmente, a Baccarat conta com 18 artesãos agraciados com esta premiação que é a mais reconhecida da Europa para o segmento. 
 
Segundo a empresa, o novo endereço da Baccarat é um sonho que, através de Philippe Starck, se transformou realidade. Imperdível para quem visitar Paris.
 
 
 

Crédito:Alessandra Lopes

Autor:Alessandra Lopes

Fonte:Universo da Mulher