Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Dia Nacional de Combate a Hipertensão é marco da luta contra 300 mil mortes por ano.

Campanha conta com Caminhada de 4 mil pessoas no Marco Zero em São Paulo  e terá ações em todo o País


A Campanha de prevenção e combate à Hipertensão, que acontece no dia 26 de abril deste ano e reúne a Sociedade Brasileira de Hipertensão, Cardiologia e Nefrologia, e da Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial, marca a luta contra a pressão arterial. A doença que mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos, em Campanha com ampla agenda de ações, divulgação nacional e apoio intereligioso, com o tema “Tratar a hipertensão é um ato de fé na vida”.

A 1ª Caminhada pela vida e contra a hipertensão na cidade paulistana, terá partida do Centro de São Paulo, Praça da Sé (Marco Zero) até o Teatro Municipal a partir das 09h do dia 26 de abril. O evento aguarda 4 mil pessoas entre as entidades envolvidas e o público participante.

A Campanha inova ao ampliar sua divulgação com parceiros como, Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com 15 mil igrejas católicas, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) que congrega para 6 diferentes religiões, Conselho e a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) que também apóiam a campanha. Para conscientizar os fiéis sobre a necessidade de prevenir e tratar a hipertensão, as entidades ligadas às associações participam com a atitude de conscientização do tratamento da doença durante os cultos e missas religiosas desta semana em diversos pontos do país. Será lembrado sobre a importância da aferição da PA (pressão arterial) e da manutenção do tratamento. Serão distribu& iacu te;dos 5 milhões de panfletos sobre os 10 mandamentos para prevenção e controle da hipertensão.

            As Ligas da Sociedade Brasileira de Hipertensão também terão forte participação este ano no país. Serão realizadas atividades de medição da pressão arterial, ações educacionais e promoções de atividades físicas.

Outra ação importante aberta ao público será na Câmara Municipal de São Paulo, a partir do dia 23 de abril. A medição será efetuada por uma cadeira dotada de equipamentos automáticos desenvolvido por Dr. Décio Mion, Conselheiro da SBH, especialmente para a medição. A invenção que faz a medida no braço, disponibiliza auto-medição sem efeito do avental branco e tem a impressão do resultado imediato, ficará na Câmara até o dia 25.

PRINCIPAIS DADOS:

A gravidade da doença:

  • Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta.
  • As doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil, seguido por mortes por câncer e causas externas (como violência).
  • A pressão alta é uma doença democrática que não discrimina sexo, faixa social ou idade.
  • A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.
  • A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
  • A pressão alta é grave, também, por ser uma “inimiga silenciosa”, pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.
  • A pressão alta não tem cura.

A importância da conscientização do controle e tratamento:

  • As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.
  • Em apenas 29% das consultas médicas no Brasil se faz a medição da pressão.
  • Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Indira Lopes

Fonte:Sociedade Brasileira de Hipertensão