Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Dia Mundial do Alzheimer

Dia Mundial do Alzheimer reúne amigos
e familiares de pacientes no RJ, dia 16/09
 
Encontro terá palestras para adultos e cartilha especial para crianças e jovens

Com o objetivo de esclarecer à população sobre o Alzheimer, a APAZ (Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes) promove hoje, 16 de setembro, no Auditório do Forte do Leme, em Copacabana, no Rio de Janeiro, a Campanha de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. O evento faz parte do Projeto Conhecer para Conviver por ocasião do Dia Mundial do Alzheimer, e espera receber centenas de familiares e amigos de pessoas com a doença.

 

Durante o encontro, médicos e autoridades no assunto, como a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), conduzirão palestras e debates com foco tanto na doença quanto nos cuidados necessários no convívio com a pessoa com Alzheimer. À tarde, uma sessão especial de palestras voltadas para educação gerontológica de crianças e jovens distribuirá cartilhas especiais para capacitar essa faixa etária sobre o problema.

 

"Como a doença ocorre sobretudo em idosos, em geral são as crianças que, por passarem mais tempo em casa, percebem os primeiros sinais", explica Maria Aparecida Guimarães, presidente da APAZ. Segundo ela, a demora no diagnóstico inicial é um dos problemas que dificultam ainda mais o tratamento.

 

Atualmente, a Doença de Alzheimer afeta 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Maria Aparecida lembra ainda que Copacabana concentra o maior número de idosos, e por isso foi o bairro escolhido para a realização do encontro. "Essa enfermidade já se tornou questão de saúde pública, principalmente pelos efeitos provocados nas classes de baixo poder aquisitivo", alerta.

 

Educação contando histórias

As perspectivas mundiais de longevidade apontam que o Brasil terá, até 2025, a sexta maior população de idosos do mundo. Ou seja, a população de pessoas com Alzheimer no país deve aumentar significativamente nos próximos anos. Pensando na capacitação da próxima geração de cuidadores,  a campanha terá participação das "Velhinhas de Santa Tereza", grupo de teatro que apresentará dramatização para educar, de forma lúdica e bem humorada, sobre a doença, as opções de tratamento e os cuidados e atenção necessários por parte de amigos e familiares de pessoas com Alzheimer.

 

Sobre a APAZ

A Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes (APAZ) é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, que reúne pessoas, familiares, profissionais e interessados com a finalidade de ajudar e aliviar o sofrimento dos doentes de Alzheimer e seus familiares.


Serviço:

 

Dia Mundial do Alzheimer

Projeto Conhecer para Conviver: Campanha de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer.

 

Local: Auditório do Forte do Leme - Rio de Janeiro / RJ.

Data: 16 de setembro - terça-feira - 13h às 17h.

Informações: (21) 2223-0440 / (21) 2518-1410.

 

Além do evento no Rio, a ADI (Associação Internacional de Alzheimer) prepara o lançamento, a partir de 18/9, de uma campanha mundial de conscientização e informação sobre a doença, que inclui manifesto, abaixo-assinado mundial e um curta-metragem.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Bruno Viécili

Fonte:Universo da Mulher