Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

21 de março: Dia mundial do Sono


Mais da metade dos brasileiros apresenta sinais de cansaço durante o dia, em decorrência de uma má noite de sono. Dormir bem ainda é uma dificuldade e se tornou um grande desafio para muita gente. A fim de alertar a população sobre a importância da qualidade do sono, foi intitulado o dia 21 de março como o Dia Mundial do Sono.
 
Segundo a fisioterapeuta e consultora da Duoflex, empresa especializada em tecnologia do sono, Silmara Rodrigues Bueno, uma noite mal dormida pode estar relacionada à postura incorreta e também à escolha do travesseiro. “Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados,  podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo”, diz Silmara.
 
De acordo com a fisioterapeuta, com o uso do travesseiro em altura apropriada, a postura favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral. Se for tomado como base que as pessoas passam 1/3 da sua vida deitadas, a posição de descanso escolhida deve ser a mais adequada possível, a fim de evitar que aconteça a diminuição da saúde da coluna e, consequentemente, da qualidade de vida, interferindo no rendimento das atividades diárias, além de agravar processos como contraturas, osteoporose e deformidades.
 
Acompanhe algumas dicas da fisioterapeuta para uma noite de sono com qualidade:
 

·               Para quem dorme deitado de barriga para cima (decúbito dorsal), o mais indicado são os travesseiros baixos, que deverão preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para evitar a hiperflexão do pescoço. É muito importante que nesta posição os joelhos estejam semiflexionados e com um travesseiro embaixo deles, para proporcionar descanso.

 

·               Para quem dorme deitado de lado (decúbito lateral), o travesseiro deve ser de uma altura que se encaixe entre a distância do ombro e o pescoço, formando assim, um ângulo de 90 graus entre a cabeça e o ombro. Esta pessoa deve dormir preferencialmente com os joelhos dobrados e com um travesseiro entre eles. Esta posição não pode ser confundida com a posição de feto, pois faz uma flexão exacerbada de toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias.

 

·               A posição de barriga para baixo (decúbito ventral), não é recomendada para a coluna, pois causa problemas lombares e o pescoço sofre torção para um dos lados. Mas se não for possível dormir em outra posição, é recomendado que seja utilizado um travesseiro baixo para cervical e outro embaixo do quadril. Saiba que mesmo assim você estará corrigindo a hiperextensão da coluna lombar, mas a cervical ainda estará sendo comprometida.

 

            Silmara alerta para alguns cuidados que devem ser levados em conta para conseguir ter um sono reparador: é importante ter horários constantes para dormir e acordar; evitar dormir mais que o necessário; estar relaxado e tranqüilo ao ir dormir e, se possível, tomar um banho quente antes; procurar dormir sempre no mesmo lugar; evitar bebidas estimulantes, tais como o café e álcool e evitar fumar antes de dormir; praticar alguma atividade física e também não fazer refeições pesadas.

Março/ 2009

 
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Alfapress

Fonte:Universo da Mulher