Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

O Dia em que a Terra parou!

"Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua.
Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade."
(texto inserido na placa deixada na superfície lunar, assinada pelos três astronautas
da Apollo XI e pelo então presidente dos EUA, Richard Nixon)

Haviam passados 6 anos desde o discurso profético e desafiador do presidente John Kennedy, prometendo que o homem pisaria o solo lunar até o fim da década.
 
Após muitas missões preparatórias e vários acidentes, eis que chega o coroamento de todo o programa espacial norte-americano.
 
Vagarosamente a escotilha do Módulo Lunar (Eagle), pousado no Mar da Tranquilidade, se abre e o comandante da missão, Neil Armstrong inicia a decida.
 
Ao pisar pela primeira vez no solo da Lua, uma fina camada de pó se levanta e a marca da pesada bota do astronauta fica impressa no local.
 
Armstrong então disse a frase épica da Era Espacial: - "Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salta para a humanidade".
 
'Buzz' Aldrin, o segundo tripulante da Eagle (o terceiro membro da missão, Michel Collins, ficou no Módulo de Comando, Columbia, na órbita lunar) juntou-se a Armstrong na superfície quinze minutos depois e durante as próximas duas horas e quarenta minutos, os astronautas examinaram o Módulo Lunar, montaram e colocaram para funcionar a câmera de TV, hastearam e prestaram continência à bandeira americana – os dois eram oficiais da Força Aérea - instalaram instrumentos científicos, deram pulos como cangurus experimentando a baixa gravidade lunar, tiraram cerca de 100 fotografias, coletaram mais amostras no solo e falaram ao vivo com o Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, acompanhados pelos olhos e ouvidos de bilhões de pessoas ao redor do planeta.
 
Os astronautas voltaram à Terra no dia 24 de julho de 1969, chegando com 30 segundos de atraso, e foram recebidos como heróis.
 
Somente agora, 40 anos depois, a NASA começa a se preparar para enviar outros astronautas à Lua.
 
Curiosidades

- Estima-se que 600 milhões de pessoas (1/3 da população da Terra na época) tenham assistido ao vivo o desembarque na lua dos astronautas americanos;
 
- O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul do astronauta Neil Armstrong, então com 38 anos. O passo foi dado com o pé esquerdo;
 
- Ao descer em solo lunar, Eldwin Aldrin sentiu uma enorme vontade de fazer xixi. E fez: dentro do traje, reforçado com 21 camadas de tecido, havia uma bolsa para coleta do líquido;
 
- Cinco outras missões tripuladas à Lua foram realizadas com sucesso pelos americanos. Depois dos pioneiros, outros 10 homens pisariam no solo lunar:

Novembro de 1969
Charles Conrad e Alan Bean (Apolo XII)
Fevereiro de 1971
Edgar Mitchell e Alan Shepard (Apolo XIV)
Agosto de 1971
David Scott e James Irwin (Apolo XV)
Abril de 1972
Charles Duke e John Young (Apolo XVI)
Dezembro de 1972
Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apolo XVII)
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Luiz Affonso

Fonte:Universo da Mulher