Rio de Janeiro, 12 de Maio de 2024

Luta pelo direito ao voto

A idéia de dedicar um dia aos Direitos da Mulher nasceu na Internacional Socialista, durante uma reunião em Copenhague, em 1910, em uma época em que as reinvindicações femininas tinham como meta principal o direito ao voto.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instaurou oficialmente um Dia Internacional dos Direitos da Mulher em 1977, mas há dúvidas sobre a origem da data escolhida.

Uma lenda vinculou por muito tempo esta escolha a uma greve de operárias nova-iorquinas, no dia 8 de março de 1857.

No entanto, as historiadoras Liliane Kandel, Francoise Picq e Michelle Perrot demostraram que esta greve nunca existiu.

Na verdade, a data foi escolhida por Lenin em 1921 para comemorar uma manifestação de operárias em São Petersburgo, em 23 de fevereiro de 1917, que corresponde ao dia 8 de março da era juliana, prelúdio da Revolução.

O dia 8 de março foi o primeiro a ser celebrado pelo mundo comunista. Na China, a partir de 1924 e nos países do Leste, a partir de 1946, segundo a escritora Florence Montreynaud em seu livro "O Século XX das mulheres".

Na França, em 8 de março de 1948 cem mil mulheres desfilaram pelas ruas de Paris, convocadas pela CGT e pelo Partido Comunista francês.

O Dia Internacional da Mulher teve uma nova popularidade nos anos 80, graças aos sucessivos ministérios de Direitos da Mulher e às associações feministas.

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Redação

Fonte:Cruzeiro do Sul