Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Aids: O exemplo brasileiro

O que a princípio parecia ser uma grande tragédia transformou-se numa história de sucesso. A luta do Brasil contra a aids está servindo de modelo ao mundo. Contrariando previsões pessimistas e provando, na prática, que é possível oferecer tratamento gratuito para todos os que necessitam, o Brasil conseguiu salvar vidas e, ao mesmo tempo, economizar recursos. Hoje podemos comemorar essas vitórias, mas não podemos esquecer que o caminho percorrido até aqui foi de muito trabalho e muito sofrimento.
 
Por detrás de todo o sucesso esteve sempre a sociedade civil brasileira. Exercendo a cidadania, a sociedade apontou os caminhos para o governo, venceu o preconceito e lutou pelos direitos humanos.
 
Quatro pessoas que tiveram suas vidas transformadas são as convidadas do Canal Saúde que vão ajudar a rever um pouco do que vem sendo a luta contra a aids no Brasil e no mundo. São elas: a assistente social Maria Aparecida Lemos do IPRA, a ativista Jaqueline Rocha, fundadora da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV, o professor Rubens Raffo Pinto, um dos fundadores do GAPA do Rio Grande do Sul, e a funcionária pública federal, Valéria de Paula. Conversando com Renato Farias, eles revêem uma história muitas vezes dramática , mas que foi vivida com a coragem e determinação, ingredientes fundamentais que resultaram no sucesso do programa brasileiro.
 
O Canal Saúde estará sendo exibido nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, às 21h00, pela TVE-RJ e associadas da Rede Brasil (nos estados do RJ, SP, RR, AC, BA, SC, ES, e também pelas operadoras de TV por assinatura NET, TVA, Super Cabo, Direct TV, Alphaville e TV Cabo).
 
 
 
Canal Saúde é um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz,
 
levando educação em saúde e cidadania para todo o Brasil
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Fatima Nazareth

Fonte:Canal Saúde