Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Festa anos 70

Para te uma idéia melhor do que foram os anos 70, já que por mais fiel que sejam os modelos de agora, eles são na verdade uma releitura daquela época, aqui vai um pequeno resumo com os estilos que deixaram sua marca:

 

 

 

A década de 70 foi uma época confusa, desordeira e violenta marcada por protestos, desesperança e sem um senso de direção claro tanto na moda como na vida cotidiana das pessoas. Talvez frente a estes fatos ela não pareça um bom tema para festas. No entanto, é, já que foi o palco perfeito para um desfile de estilos ecléticos, inspirados em diversas praias, onde tudo era válido. De hippies a punks, de androgenia à febre disco, os anos 70 literalmente, ferveram, nas ruas e nas pistas de dança.

 

 

 

Estilo Hippie: 

 

 

Os hippies, que surgiram nos anos 60, pregando paz e amor, continuaram sendo uma forte influência nos anos 70. As saias longas usadas com batas e túnicas e os vestidos que varriam o chão, ora usados com sandálias de couro rasteiras ou tamancos, ora usados com botas militares continuaram firmes e fortes assim como as calças boca-de-sino e blusas psicodélicas.

 

 

 

Os looks étnicos, primeiramente adotados pelos hippies logo se transformaram em unanimidade. Acessórios e tecidos que faziam referências a culturas diversas como a africana, indiana, peruana, persa, marroquina, japonesa e a dos índios nativos americanos, passaram a ser “mainstream” e usados indiscriminadamente. Entre os favoritos: tecidos indianos, florais, macramé, tie-dye, e patchworks; ponchos, jóias em prata e turquesa, miçangas da África, xales de crochê arrematavam.

 

 

 

Estilo Cigano-Chic:

 

 

Stevie Nicks do grupo Fleetwood Mac trouxe o estilo cigano-romântico misturando roupas vintage com xales étnicos elaborados. Suas botas plataformas na altura do joelho, saias com bainhas em lenços e blusas de chiffon com mangas angélicas deram um tom romântico-etéreo à época.

 

 

 

Estilo Punk:

 

 

O movimento Punk veio de contra-ponto ao movimento hippie. Eles eram barulhentos, irados, repugnantes e orgulhosos disto. Seu jeito de protestar era através de uma atitude anarquista e uma indumentária pra lá de chocante que incluía calças apertadas e jaquetas de couro, kilts (típico saiote escocês para homens), t-shirts grafitadas, calças jeans rasgadas e detonadas, alfinetes ao invés de botões, coleiras, tachinhas, braceletes, caveiras, botas de combate militar, cabeças raspadas ou cabelo em corte moicano em cores fluorescentes.

 

 

 

Estilo Andrógino:

 

 

Apesar do estilo andrógino ter atingido o seu pique nos anos 80, ele teve início nos anos 70, graças ao sucesso do filme Annie Hall de Woody Allen. As mulheres vanguardistas que seguiam o estilo Annie Hall pegavam emprestado dos homens blazers, calças baggies, coletes, camisões, gravatas e usavam juntos ou como peças separadas.

 

 

 

Estilo Disco:

 

 

Lembra dos Embalos de Sábado à Noite e Dancin’ Days? É este o espírito da febre disco. A moda aqui flutuava do elegante ao extravagante, sempre em busca do spotlight. Para os homens, calças com cinturas altas usadas com camisas de poliéster que deixavam à mostra o peito nú que era decorado por cordões com medalhões de ouro bem ao estilo cafetão. O look Tony Manero com terno acetinado branco e por dentro camisa preta aberta é o epítome deste estilo.

 

 

 

Para as mulheres, vestidos tomara-que-caia com saias rodadas ou vestidos quianas usados com sandálias de tiras bem altas eram considerados looks glamurosos, enquanto tops em forma de tubo com muito brilho, shortinhos bem curtos ou calças ultra-colantes usados com cintos estilosos e sandálias stiletto eram para as mais ousadas.

 

 

 

 

O que mais era usado:

 

 

-         Calças justas acetinadas

-         Flares (uma versão da calça boca-de-sino com a boca mais discreta)

-         Calças de cintura baixa

-         Saias rodadas com bainha em forma de lenços

-         Tops tomara-que-caia bem ajustados ao corpo

-         Blusas/camisas de poliéster

-         T-shirts com bandas de rock

-         Coletes longos

-         Vestido tipo robe transpassado

-         Vestido tomara-que-caia com saia rodada

-         Plataformas estratosféricas tanto para sandálias ou botas

-         Sandálias Anabela bem elevadas

-         Cintos grossos étnicos ou franjados

-         Bolsas de crochê ou com franjas com alças a tiracolo

-         Botas de camurça

-         Cabelos a la Farah Fawcett quando nas Panteras para elas; para eles cabelos a la Bee Gees.

-     Black Power: Afro Look

 

 

 

Para ter uma idéia visual e comportamental daquela época, dê uma olhada em filmes e séries de TV dos anos 70 disponíveis no mercado. Se não ajudar, pelo menos vai divertir com certeza.

 

 

 

TV:

 

-         As Panteras

-         O Homem de 6 Milhões de Dólares

-         A Mulher Biônica

-         A Família Dó-Ré-Mi

-         Starsky e Hutch

-         O Incrível Hulk

-         That 70s show

-         Mary Tyler Moore

-         Anos Incríveis

 

 

 

FILMES:

 

-         A Fantástica Fábrica de Chocolate

-         Shaft

-         Annie Hall – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

-         Todos os Homens do Presidente

-         Os Embalos de Sábado à Noite

-         Hair

-         Sid e Nancy

 

 

 

 

 

Best,

 

    Fabiola Fernandes

 

 

Gostou da matéria?

Deseja saber mais sobre algum estilo?

Consulte a editora de moda Fabíola, enviando seu e-mail para haredesu@yahoo.com

 

 

Crédito:Fabiola Fernandes

Autor:Fabiola Fernandes

Fonte:Universo da Mulher