Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Inspirada na novela "Caminho das Índias", moda indiana ganha as ruas do Rio

           
 
Não é preciso viajar até a Índia para conseguir roupas e acessórios como os usados pelo elenco de “Caminho das Índias”.
 
Lojas especializadas já estão abastecidas com artigos típicos, e as vendas já começaram a subir.
 
Esqueça as saias longas e as batas.
 
A moda agora é sári (tecido colorido usado enrolado ao corpo) e punjabi (conjunto de calça e túnica). Sapatilhas coloridas, pulseiras e brilho ajudam a compor o estilo indiano. 
           
 
Pelas ruas da cidade podemos notar que a novela de Glória Peres, Caminho das Índias - que começou há menos de dois meses - está repercutindo na moda e chegou para ficar. 
 
Nas lojas, túnicas e echarpes, calças sarouel, vestidos longos e muitos lenços coloridos são vendidos diariamente e até na praia já podemos observar uma enxurrada de cangas com temas indianos.
           
A trama estava longe de começar quando a loja Thaís Artes, no Saara, passou a receber clientes à procura de vestidos confeccionados com lenços indianos.
 
“A verdade é que a moda indiana sempre cativou a mulher brasileira pelo seu colorido e leveza de suas sedas bordadas. São chiques e dão um ar de riqueza pelo brilho e combinação de desenhos. Quem nunca teve uma bata indiana no armário que se manifeste” diz a empresária Thaís Minuzzi, proprietária da badalada loja que fica no Saara.
           
E é mesmo fácil cair nas graças do figurino deslumbrante da Índia já que o colorido é maravilhoso e os acessórios sempre estão presentes dando mais vida à roupa.
 
Na loja Thaís Artes vários modelo da novela podem ser encontrados.
 
 
Segundo Thaís, a televisão é a maior lançadora de moda do país e o Rio é uma das primeiras cidades a aderir.
           
“A moda indiana promete virar uma febre este ano inteiro. Já observamos muitas meninas pelas ruas vestindo túnicas estampadas de seda, vestidos e batas e calças sarouel. Até nos casamentos e cerimônias mais requintadas o sari está sendo introduzido e a maquiagem encanta as mulheres, tornando-as mais voluptuosas e sensuais” diz Thaís acreditando que a moda indiana deve mudar não só a forma de se vestir das mulheres, mas também pode chegar aos homens.
 
“Lá eu vi homens usando até anel com pedras e grandes brincos de brilhantes, coisa que aqui quase não se vê. Mas acho que as túnicas (chamadas kurtas) e as echarpes podem ser usadas pelos homens”, aposta.
           
Na moda indiana os acessórios são um grande trunfo: pulseiras, bindi na testa, vale tudo.
 
Para as mulheres, primeiro de tudo são os acessórios.
 
“É muito fácil e combina com tudo. Lá as mulheres usam muita cor e muito brilho. Estão carregando tijolo com a barra dourada e com paetê. Se enfeitar é louvar os deuses, por isso usam muita pulseira nos tornozelos, maquiagem com brilho, decalques nas mãos e nos pés, bindi (objeto usado na testa, conhecido como “terceiro olho”) e tikka (preso ao cabelo e pendurado até a testa)”.
 
           
Mas, para quem não pretende sair por aí vestida como Maya ou pintar os olhos languidamente como o personagem de Cléo Pires, as opções na decoração são inúmeras.
 
Desde almofadas bordadas, mantas com estampas diversas, lenços de parede entre outras opções que certamente encantam à todos que gostam da cultura indiana.
 
 
 
 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Mírian Barbosa

Fonte:DMC 21