Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2024

Como sair de relacionamentos abusivos?

 

AO EMPREENDER 48% DAS MULHERES CONSEGUIRAM SAIR DE RELACIONAMENTOS ABUSIVOS E VIOLENTOS

Mulheres conseguem se reconstruir e ganhar mais liberdade por meio do empreendedorismo

Pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora entrevistou 2400 mulheres, 81% das consultadas concordam que empreendedoras têm mais autonomia e independência em relações conjugais.

Entre essas mais de duas mil entrevistadas, 34% delas sofreram algum tipo de agressão em seus relacionamentos, seja agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais ou patrimoniais. Entre as mulheres nesse tipo de relacionamento, o empreendedorismo ajudou 48% a saírem de situações abusivas.

Essa, infelizmente, ainda é uma realidade cruel no nosso país, como comprovam os dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em junho de 2021, que apontou que 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2020.

A violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos, podendo gerar graves consequências para a saúde mental e reprodutiva das afetadas.

É muito importante e necessário que se entenda sobre a dependência emocional e financeira, já que as mulheres que permanecem em relacionamentos de abuso e violência têm motivos complexos que vão muito além de sentimentos, se anulam como pessoa para priorizar o outro ou dependem deste para obter suporte nos aspectos afetivos, econômicos, físicos e sociais.

Mesmo quando reconhecem ou tomam consciência de que estão vivendo uma relação abusiva, algumas mulheres escolhem continuar com seus companheiros. Em alguns casos, até correndo risco de vida e sendo ameaçadas, não rompem com o relacionamento. As dificuldades em sair de uma relação assim podem passar por diversas questões, entre elas: econômicas, afetivas e emocionais, e pela burocracia: por ser um processo longo e cansativo.

Como fugir disso?

Para começar a fugir de um ambiente que nos faz mal é preciso ter muita força, autonomia, coragem e dinheiro.

É aí que entram diversas alternativas, entre elas, empreender.

O empreendedorismo não é apenas uma atividade econômica, é a alternativa para milhares de mulheres e também a porta de saída e a salvação. Ao empreender, a pessoa se torna mais independente, conquista o dinheiro próprio e deposita suas energias em questões que fazem bem para ela.

"Empreender e ser dona do próprio negócio traz para a mulher significados que vão muito além do financeiro. Ela resgata de dentro de si os seus sonhos e ambições, ajudando o seu lado que foi ferido, diminuído e impedido de viver seus sonhos. Traz uma ressignificação de você mesma, mais auto estima,competência e auto afirmação de felicidade e do significado de ser mulher." afirma, Carina Assunção.

Carina sabe por experiência própria como é bom empreender. Depois de anos e 4 negócios abertos, uniu sua experiência e conhecimento para alavancar pequenas e médias empreendedoras através de seu programa de mentoria.

Oferecendo a mentoria "A Trilha", Carina Assunção ensina o passo a passo de como criar um negócio possível, real, viável e sustentável. Trabalhando empreendedoras que precisam de ajuda para trilhar o seu caminho para o sucesso e independência financeira.

É necessário saber como administrar o seu negócio de forma sustentável, real e viável. Para Carina, "transformar um sonho em um negócio vai muito além de ter boa vontade. É preciso ter capacitação, e, é isso que procuro ensinar".

 

Serviço: https://www.carinaassuncao.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/carinaassuncao/

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Guilherme Mengucci

Fonte:Mengucci Imprensa e Mídia