Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

Chantagem emocional

Você sabe como identificar a manipulação psicológica dentro de um relacionamento?

Existem muitos tipos de relações pessoais, mas uma das mais maléficas é a manipulação psicológica.

Geralmente essas relações nos envolve emocionalmente e com intensidade, deixando-nos expostos a pessoas que só pensam em si mesmas e deixando um rastro de estrago pelo caminho.

Neste artigo vamos falar sobre a identificação da manipulação psicológica dentro de um relacionamento e o que fazer.

O que é chantagem emocional?

Trata-se de uma forma de manipulação psicológica onde o tom de ameaça se faz sempre presente. Quem realiza a chantagem se vale da conexão que possui com a vítima para conseguir o que deseja, insinuando consequências negativas se for contrariado.

Segundo Susan Forward, PhD e renomada especialista de questões de relacionamento e família, classifica a chantagem emocional quando as pessoas ao seu redor usam a culpa, o medo e a obrigação para manipular você.

É um grande problema que precisa ser sempre evitado no mundo corporativo, como em uma empresa de serviço de portaria.

Características da chantagem emocional

A manipulação emocional é totalmente marcada por um mix de sentimentos da vítima, entre eles alguns como:

  • Culpa;

  • Remorso;

  • Pena;

  • Medo;

  • Obrigação.

É uma questão que causa uma profunda ansiedade e insegurança, além de gerar dúvidas quanto ao certo e errado no relacionamento. Muitas vezes, a pessoa chantageada chega a questionar sua forma de pensar e agir, julgando que cabe a ela se adaptar.

Não confunda chantagem com desavenças e pedidos normais. O indício mais importante que você está sendo chantageado emocionalmente está na resposta às suas negativas.

No caso de sua opinião e vontades serem desprestigiadas com frequência, e um “não” é rebatido com ameaças de abandono, rejeição ou distanciamento, é preciso ficar alerta.

Pode até parecer razoável atender às exigências, uma vez que não se apresenta outro meio de ficar em paz, mas obedecer e aceitar a chantagem leva à repetição do comportamento.

Pois quando o manipulador identifica a vulnerabilidade ele segue usando o mesmo artifício sempre que desejar novas vantagens, e poderá impactar até mesmo o seu trabalho com controle de acesso para condomínio.

Quando ocorre manipulação

É fundamental entender o que exatamente caracteriza uma relação de manipulação, pois em uma relacionamento, um dos lados pode ter uma capacidade de comunicação melhor que o outro.

Mas ser persuasivo e eloquente não torna uma pessoa manipuladora. A manipulação é marcada por uma diferença de poder, uma hierarquia no qual quem manipula detém o poder e quem é manipulado fica submisso.

A satisfação do manipulador está em deter esse poder, e aos poucos a pessoa que está sendo manipulada deixa de ser quem é para se tornar uma extensão da pessoa que está manipulando.

Existem alguns traços que ajudam a identificar um indivíduo manipulador em um ambiente como uma fábrica de moldura de madeira.

Um manipulador é uma pessoa narcisista, mas discreta. Ele é antes de mais nada egocêntrico, mas esconde isso pois senão a manipulação seria revelada. É uma pessoa que consegue se colocar sempre como o centro, mas disfarçando bem para passar uma boa imagem.

A pessoa a quem quer se manipular é muito bem analisada, de forma que o manipulador conhece os pontos fracos, em que ela é vulnerável, se aproveitando disso para torná-la uma espécie de refém.

Podemos dizer que seu envolvimento emocional é em boa parte fictício, pois uma pessoa manipuladora dificilmente se conecta emocionalmente.

Ou seja, o manipulador não ama a outra pessoa, e sim o poder que tem sobre ela, sendo uma relação extremamente tóxica.

O manipulador se aproveita de um discurso vitimista, apontando uma série de traumas do passado e usando esse discurso para que a pessoa com quem está agora faça algo diferente.

Esse tipo de pessoa também usa e abusa da triangulação, envolvendo amigos e familiares para validar sua opinião.

Ele consegue trazer ao contexto outras pessoas que não podem nem explicar sua posição real, as usando para ganhar força e fazer com que a pessoa manipulada se sinta em minoria.

Uma última dica para detectar um manipulador em uma consultoria técnica ambiental e em diversos outros ambientes, é que ele sempre faz o outro se sentir culpado. Ele busca essa culpa porque é com ela que ganha poder e obtém possibilidades de manipulação.

Para o manipulador ele jamais é o culpado ou responsável, sendo sempre uma vítima, alguém que está tentando fazer melhor. 

Por que ele me escolheu?

Pessoas manipuladoras se alimentam da dor alheia, então o motivo de ter acontecido com você não é porque seja mais fraco, vulnerável ou especial. Você é simplesmente outra vítima para eles, apenas um número a mais.

Ao estarmos envolvidos em determinadas situações, todos experimentamos culpa ou desconfiança.

O grande problema é que nos culpamos sem saber o motivo e o fato é que as consequências nos perturbam, enfraquecem nossa moral, complicam nossas vidas e aumentam nossas inseguranças.

Existem até casos de desconfiança em que foram usados sistema gravação de ligações para vigiar o outro.

O que os manipuladores buscam?

Existem muitos tipos de pessoas manipuladoras, como os sociopatas, narcisistas, mentirosos ou os chamados vampiros emocionais.

Para detectar cada tipo é uma questão muito mais prática do que teórica, e se em algum momento você já foi vítima, será mais fácil perceber cada um. Podemos dizer que os objetivos das pessoas manipuladoras são muito claros, instrumentais e seguem um padrão determinado.

Conhecendo quais são os sinais de manipulação psicológica fica mais fácil detectar, e citaremos alguns deles. O primeiro é anular sua força de vontade, semeando dúvidas para que você permaneça sob sua proteção.

Eles também destroem a sua autoestima, desvalorizando tudo que você faz ou fez. Não são feitas críticas construtivas, apenas são apontados os defeitos.

Ocorre um tipo de vingança passivo-agressiva, onde os manipuladores o punem com seu desprezo, de forma que quando precisa delas, o deixam de lado. Ou se você pedir algo, eles desaparecem nem falando com você novamente.

Eles também deturpam a realidade, se satisfazendo em confundir as pessoas e criando discussões e mal-entendidos. 

Após gerar uma discussão eles ficam de fora se divertindo com as disputas dos outros, e não é uma pessoa assim que você deseja em sua empresa de usinagem de peças.

Livros sobre manipulação psicológica e chantagem emocional 

Para que você possa buscar mais conhecimentos trouxemos uma boa lista de leituras complementares sobre o tema e sugerimos os seguintes títulos:

“Abuso de fraqueza e outras manipulações.” Escrito por Marie-France Hirigoyen. Editora Bertrand Brasil.

“O amor não dói: não podemos nos acostumar com nada que machuca.” Por Anahy D’Amico. Editora Paidós.

“Feridas invisíveis: abuso não-físico contra mulheres.” Por Mary Susan Miller. Summus Editorial.

“Mentes maquiavélicas: a psicologia da manipulação.” Escrito por Tamás Bereczkei. Editora Vozes.

“Como se defender dos manipuladores: estratégias eficazes para evitar que as pessoas se aproveitem de você.” Por Yves-Alexandre Thalmann. Editora Sextante.

“Sequestradores de almas.” Por Silvia Malamud. Editora Agwm, trazendo uma série de casos.

“Assuma o controle de sua vida: como dizer não à manipulação emocional.” Por Carl Alasko. Editora Lafonte.

“Como lidar com pessoas manipuladoras: aprenda a reconhecer e a lidar com pessoas manipuladoras e nunca mais se torne vítima.” Por George K. Simon. Editora Universo dos Livros.

Indique e leia esses livros em sua fábrica de barra de ferro cantoneira de forma a conscientizar os trabalhadores e suas famílias dos riscos dos manipuladores.

Conclusão: Sem discussão

A dúvida que paira é depois de uma vez reconhecido o processo de manipulação, o que podemos fazer. A melhor dica é se afastar o máximo possível da pessoa, pois não adiantam discussões, uma vez que o manipulador cresce em cima de possibilidades argumentativas.

É um grande problema tentar promover a conversa, pois o risco de você cair no jogo da pessoa é muito grande. Sem dúvidas, a melhor coisa a se fazer quando detectamos que estamos diante de uma pessoa manipuladora é ficar longe.

É mais simples se afastar totalmente de alguém com quem se teve uma relação de amizade ou namoro. O problema é quando se trata de um pai, mãe, filho ou outra pessoa que não consigamos nos afastar totalmente.

Nesses casos é preciso aprender a colocar barreiras, a dizer não. Uma vez que o manipulador trabalha invalidando outras pessoas, é preciso não se permitir ser invalidado.

Os perfis de todos os funcionários são criteriosamente estudados pelo RH de uma empresa de call center SP para evitar esse tipo de pessoa.

Procurar ajuda terapêutica pode ser uma das melhores saídas, pois esse processo nos ajuda a reconhecer nossos pontos vulneráveis e nos ensina a nos posicionarmos de forma mais assertiva diante do mundo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento