Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024

Notas dos jurados divergem da opinião do povo e prejudicam escolas

Parabéns a Beija-Flor e abaixo aos jurados que prejudicaram o resultado das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A votação dos jurados não correspondeu à opinião do povo.
 
 
Com exceção da Beija-Flor, que foi unanimidade entre todos, o resultado dos desfiles da Escola de Samba não correspondeu as pesquisas de opinião pública e dos principais jornais cariocas que noticiavam que as escolas do Rio que estavam disputando o título com a azul e branco de Nilópolis no Carnaval 2007 eram a Mangueira, o Salgueiro, a Viradouro, a Portela e Unidos da Tijuca.
Entretanto o que se viu não foi isso.
 
Enquanto os jornais "O Globo", "Extra", "O Dia", "Jornal do Brasil" e alguns sites de Internet veiculavam notícias de que os desfiles deste ano apresentavam muito equilibrio, mas que as principais escolas de samba que estavam na disputa eram a Beija-Flor, a Mangueira, o Salgueiro, a Viradouro, Unidos da Tijuca e Portela, os jurados deram notas mínimas derrubando escolas tradicionais e privilegiando a Grande Rio, que não possui tradição no samba mas que é simpática a maior emissora de televisão do país e, isto influenciou muito na decisão do juri.
 
É muito estranho que algumas escolas tenham ganho o prêmio "Estandarte de Ouro" e "Tamborim de Ouro" e sequer se apresentarão no desfile das campeãs que acontece no próximo sábado, dia 24 de fevereiro.
 
É assim que podemos entender o que só os jurados não viram.
 
Os jurados deveriam ficar confinados em suas cabines e impossibilitados de terem contato com outras pessoas para dar maior credibilidade aos seus votos e impedidos de se exibir sambando e pulando enquanto sua escola do coração atravessa a avenida.
Mas o que se viu não foi isto.
 
A LIESA tem que ter mais critério e sensatez na escolha dos jurados que sequer conhecem o Rio de Janeiro e muito menos samba.
 
Deveriam conhecer melhor o que é o samba, sua história, suas raízes.
Deveriam visitar comunidades, conhecer as quadras das escolas, participar de ensaios técnicos, conhecer os subúrbios de nossa cidade pois não devem nem saber onde fica Padre Miguel, Madureira ou Ramos.
 
Algum jurado poderia ser influenciado pela Liga das Escolas de Samba por que a Liesa tem seu site hospedado na Globo?
Uma vez que a Rede Globo detém a exclusividade de transmissão do Carnaval na Marquês de Sapucaí, não poderia ter facilidade na manipulação dos resultados?
Esperamos acreditar que nada disso tenha qualquer influência na classificação.
 
É piada a Grande Rio, com um samba que não empolgou a Sapucaí, disputar nota a nota com a imbatível Beija-Flor e ficar na classificação geral na frente da tradicional Mangueira, que tinha um dos melhores sambas do ano.
O paulista José Roberto Brandão, por exemplo, julgador de Harmonia, foi responsável pela nota mais baixa da Mangueira: 9,5.
 
A jurada Alessandra Levy também deu nota 9,5 em Harmonia para o Salgueiro que era apontado como forte concorrente a disputa do título e que vinha, como a Beija-Flor, falando de África. Ainda com o Salgueiro, o jurado em Alegorias e Adereços, Luiz Carlos Correa tirou 2 décimos da escola vermelho e branco da Tijuca e distribuiu diversos 9,5 e 9,6.
É muito estranho que os senhores Ricardo Cavalcanti, julgador de Fantasias e Roberto Horcades, cardiologista e ex-presidente do Fluminense, jurado de Conjunto, tenham prejudicado escolas tradicionais como a Portela, Império Serrano e Viradouro.
 
Quanta injustiça!
 
Tiraram pontos das escolas tradicionais, que são verdadeiras Universidades do Samba para pontuarem com notas máximas a Grande Rio, fundada em 1988, que ainda está começando sua história mas que está sempre na mídia, aproveitando o privilégio de diretores de televisão que usam seu espaço para veicular a escola de Caxias. 
Tentaram em 2006 e agora em 2007 e como diz a letra do samba deste ano " ... Eu me chamo Grande Rio e qualquer dia eu chego lá ...
 
Graças a Deus, não chegou e salvou-se a Beija-Flor que fez um desfile impecável.
Mas daí, achar que o samba se transferiu para a Baixada Fluminense porque a Grande Rio foi a vice-campeão do Carnaval, é lamentável.
 
O berço do samba foi e sempre estará presente na raiz das comunidades que vivem na cidade do Rio de Janeiro, como Osvaldo Cruz, Madureira, Padre Miguel, Tijuca, Centro, Mangueira e demais bairros cariocas.
Estão querendo acabar com o Carnaval do Rio pois todos os anos acontecem absurdos graças as decisões polêmicas dos jurados da LIESA.
 
Quem não se lembra da Unidos da Tijuca que foi prejudicada em 2004, 2005 e 2006 pelo mesmo motivo, a irresponsabilidade dos jurados que não entendiam as inovações que se passavam no carnaval graças ao excelente trabalho do carnavalesco Paulo de Barros, que hoje está na Viradouro e que teve este ano o mesmo tratamento por parte dos jurados?
 
Infelizmente, senão for criada outra forma que traduza o sentimento que o povo presente na Marques de Sapucaí está clamando e a imprensa especializada estão divulgando, corremos o risco de ter a credibilidade dos resultados oficiais contestada com a manipulação de interesses e ainda o aparecimento de diversos órgãos não oficiais divulgando diferentes escolas ganhadoras, pois os jurados sempre estão em outro mundo, muito longe do que acontece no Carnaval da avenida.
 
Classificação geral do Carnaval 2007
 
1. Beija-Flor
2. Grande Rio
3. Mangueira
4. Unidos da Tijuca
5. Viradouro
6. Vila Isabel
7. Salgueiro
8. Portela
9. Imperatriz Leopoldinense
10. Porto da Pedra
11. Mocidade Independente
12. Império Serrano
13. Estácio de Sá
 
 
Para maiores informações acesse www.carnavaldobrasil.com.br
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Luiz Affonso

Fonte:www.carnavaldobrasil.com.br