Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Reumatismo piora com o frio



Estima-se que no Brasil existam mais de 15 milhões de pessoas acometidas por doenças reumáticas, acarretanto, além de um sofrimento pessoal, uma grande sobrecarga socio-econômica para o país
 
Com as baixas temperaturas, pessoas que já sofrem de doenças reumáticas como dores na coluna, problemas como artrite, artrose (bico de papagaio), gota, as tendinites, bursites, osteoporose, fenômeno de raynaud (consiste na diminuição do fluxo sanguíneo em alguns tecidos ou órgãos do corpo, especialmente mãos, ponta do nariz, lóbulos da orelha, mamilos e pés que os tornam pálidos, vermelhos e arroxeados, desencadeadas pelo frio ou emoção causando um grande susto ao paciente) e fibromialgia costumam ter as dores agravadas. O reumatismo não é uma doença, mas sim um termo genérico que se refere às doenças que acometem as articulações ("juntas"), ossos e musculatura, provocando inflamação e podem surgir em qualquer idade.
 
 
Diversos vírus, muito comuns a essa época do ano podem causar dpres ou até inflamações nas juntas bem como nos músculos. As infecções de garganta, particularmente nas crianças também podem causar o conhecido “reumatismo no sangue”, termo popular para a febre reumática, doença inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças de 5 a 15 anos, é uma complicação tardia de uma infecção por uma bactéria chamada de estreptococo. Ou seja,  a febre reumática é uma reação à infecção de garganta (amidalite) mas, a doença apenas se dá em indivíduos predispostos para tal complicação.
 
 
Segundo o ditado popular pacientes reumáticos são excelente meteorologistas pois “identificam” as alterações climáticas, principalmente o frio. “Nessa época recebo muitos pacientes no consultório com queixas de dores nas articulações, ossos ou musculatura, pois o frio aumenta a dor dos processos inflamatórios em geral, as articulações podem se tornar doloridas, assim como os músculos.
 
Os portadores de doenças reumáticas, geralmente têm as dores articulares aumentadas em qualquer parte do corpo. O aumento da dor é provocado pela diminuição do aporte sangüíneo nas articulações e contraturas musculares pelo frio”, afirma Dra. Evelin Goldenberg, mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina.
 
No frio aumenta o número de paciente com dor na região lombar (dores nas costas). Segundo a Dra. Evelin Goldenberg, doutora em reumatologia pela Unifesp, e médica do Hospital Albert Einstein, as pessoas ficam mais enrijecidas ou tensas, com os músculos mais contraídos no frio, o que pode levar ao agravamento da dor. “Além de se agasalhar bem, uma atitude fundamental é não parar de fazer exercícios físicos”, disse. “Pacientes que estavam indo muito bem sentem a piora após interromper a prática do exercício por causa do frio”, explica a especialista.
 
Um outro fator que pode agravar as dores é a depressão. “O frio aumenta os quadros depressivos, a pessoa fica mais triste, e a depressão gera dor”, diz Dra. Evelin. “Assim, o aumento de peso comum nessa época, aliado ao aumento do sedentarismo e ao lado emocional, agravam os problemas reumáticos”, afirma a reumatologista.
 
A fibromialgia, doença caracterizada por dores generalizadas no corpo, cansaço inexplicável, tem entre os fatores desencadeantes o estresse emocional e as mudanças climáticas, especialmente frio e umidade. Há também a fibromialgia pós-viral. “Inicia-se um estado de gripe e a pessoa acha que não haverá mais cura, porque as dores se prolongam no tempo”, diz Dra. Evelin Goldenberg.
 
Quem sofre de artrite reumatóide e osteoartrose (bico de papagaio) também se queixa mais de dor no inverno. “Muitas chegam ao consultório comentando: Dra. amanhã vai chover”, comenta Dra. Evelin..
 
“É importante que o paciente não pare de fazer exercícios por conta do frio. Ele deve sempre se manter agasalhado para não perder calor, usar luvas para proteger as mãos e meias de lã para proteger os pés, pois as pequenas articulações sofrem mais no frio e, não esquecer de praticar alguma atividade aeróbica leve como bicicleta ergométrica, esteira ou caminhadas curtas, para aumentar o fluxo de sangue nos membros”, afirma Dra. Evelin Goldenberg.
 
Para que o tratamento das doenças reumáticas tenha sucesso é importante o diagnóstico correto do problema apresentado pelo paciente. O reumatologista é o médico clínico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças que acometem os ossos e as articulações, popularmente conhecidas como "reumatismos".
 
 
Sobre a reumatologista:
 
 
Autora do livro “O coração sente, o corpo dói – Como reconhecer e tratar a fibromialgia” (Ed. Atheneu), a médica Evelin Goldenberg é mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina. Ela defendeu tese de doutorado sobre o tratamento da fibromialgia com acupuntura. É coordenadora do curso de pós-graduação em reumatologia, com ênfase ocupacional do Hospital Albert Einstein, São Paulo, e professora colaboradora da disciplina de Clínica Médica da Unifesp-EPM.
 
 
 

Crédito:Evelin Goldenberg

Autor:Andréa Bonaldi

Fonte:Comunicação Clínica Goldenberg