Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

O Big Brother da família Addams

À medida que a câmera segue uma família de mudança para uma nova casa na Califórnia, vemos caixas devidamente etiquetadas: “Panelas e frigideiras”, “roupa de cama”, “cabeças de demônio”. Só então vemos os personagens deste novo reality show. Há Sharon, a mãe prática; Jack, o filho adolescente entediado; Kelly, a filha adolescente de cabelos cor-de-rosa; e Papai, o ícone do heavy-metal que grita “rock’n’roll” para a câmera.

A família inteira usa uma palavra que aciona o piiiii todo o tempo; é lindo quando uma família desenvolve uma linguagem tão afetuosa. Enquanto acompanha o cotidiano de Ozzy Osbourne e família, a nova série da MTV, que estréia no Brasil hoje, às 23h30m, “The Osbournes”, funciona como uma hilária versão “vida real” de “A família Addams”, irônica e perversa.

 
Problemas com o controle remoto

O segredo está no espírito debochado do show, evidente na música de abertura — um cover de “Crazy train”, de Ozzy Osbourne, interpretado no estilo crooner dos anos 50 — e nos créditos iniciais de apresentação da família, que incluem “Ozzy Osbourne como Pai”. A idéia de Ozzy Osbourne interpretando Ozzie Nelson pode ser uma piada fácil, mas, ainda assim, é boa.
(Ozzie Nelson foi um ator americano popular nos anos 50 com o seriado “The adventures of Ozzie & Harriet”, exibido na TV entre 1952 e 1966)
Vemos Papai esperando o instalador de TV a cabo. Evidentemente, esta casa tem uma imensa escada coberta por carpete vermelho, como a de “...E o vento levou”. Crucifixos também são parte essencial do décor . (“Jamais seremos capazes de vendê-la”, diz Sharon). Não demora muito, Papai começa a ter problemas com o controle remoto da TV e precisa pedir ajuda ao filho adolescente. A tela é enorme e o controle tem o tamanho de um pequeno laptop; ainda assim, pais e filhos de qualquer lugar vão se identificar.

Papai anda pela casa usando calças de moletom e T-shirts que deixam à mostra as tatuagens em seus braços. Eventualmente, porém, precisa trabalhar — o que significa aparecer no “Tonight show”. Jay Leno entra na sala de maquiagem, enquanto Osbourne recebe delineador nos olhos e pede um CD autografado para seu sobrinho.

Osbourne transmite uma personalidade adorável interpretando o pai amoroso e problemático. Durante um grande jantar num restaurante, quando sua filha se queixa de que ele nunca a ouve, diz: “Você não passou 35 anos diante de 30 bilhões de decibéis. Escreva-me um bilhete”. Quando as crianças estão prontas para sair à noite, diz com voz de pedinte: “Não bebam, não usem drogas, por favor. E, se transarem, usem camisinha”. Parece sincero quando diz para a família “Amo vocês todos, amo vocês mais do que a própria vida, mas vocês são todos loucos!”. Astro do rock não decai, aprende a fazer graça de sua idade.

 
 
Rock pesado em família

A carreira do pai traz para os filhos preocupações incomuns. Como adolescentes se rebelam contra um pai famoso por comer morcegos? As crianças ainda não se afastaram da influência dele e ainda não fizeram coisas óbvias como virar republicanos ou associar-se a um country club . Como qualquer adolescente, brigam e ameaçam entregar uns aos outros, embora de um jeito hollywoodiano. Quando Kelly bate em Jack, ele avisa que está tudo sendo filmado e ameaça mostrar tudo à mãe.

Esta série esperta pode ser apreciada por revelar o caminho pelo qual o rock pesado foi absorvido pelo mainstream . E espeta a importância que a maioria dos reality shows se atribui. Acima de tudo, porém, é uma piada que funciona. Os Osbournes chegaram e têm uma cabeça de demônio sobre a porta para confirmar isso.

Crédito:Anna Beth

Autor:Caryn James

Fonte:New York Times