Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Morte na volta da Disney

Polícia Federal investiga se adolescente de 15 anos morta dentro de avião que vinha dos Estados Unidos foi vítima da gripe suína. Jovem trazia vários remédios, inclusive o Tamiflu, que combate a doença
 
 
São Paulo - A Polícia Federal investiga a morte da jovem Jacqueline Ruas, 15 anos, que voltava de Orlando, nos Estados Unidos, com grupo de excursão à Disney, e que ontem, minutos antes de aterrissar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), não resistiu a uma pneumonia.
 
A Polícia Civil paulista encontrou na mochila da adolescente vários remédios, entre eles o Tamiflu, usado contra a gripe suína. O estado do Rio tem nove mortes confirmadas pela doença e outras duas suspeitas, de duas grávidas. No Brasil, são 76 óbitos confirmados em cinco estados.

Jacqueline, que morava em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, chegou a ser socorrida no avião, da Copa Airlines, por volta das 4h30, quando uma comissária de bordo pediu ajuda a passageiros médicos.
 
O cirurgião Irineu Raseira Júnior, 41 anos, conta que a menina estava em parada cardio-respiratória quando ele e outro médico tentaram reanimá-la, sem sucesso. “Às 5h05, constatamos que ela estava sem pulsação, com as pupilas dilatadas e fria”, contou Raseira. O avião foi recebido no aeroporto de Guarulhos por funcionários do posto médico, mas Jacqueline já chegou morta
 
A adolescente estava nos Estados Unidos desde 20 de julho e começou a se sentir mal, com náuseas, dia 29.
 
No dia seguinte, foi internada no Hospital Celebration, em Orlando. Segundo a agência de viagens Tia Augusta Turismo, responsável pela excursão, testes realizados no local deram negativo para a gripe suína e a menina foi liberada.
 
Tia da vítima, Magda Santos disse ontem que a sobrinha deixou o Brasil com saúde perfeita e que, nos Estados Unidos, foi medicada preventivamente com o Tamiflu.
 
Na quarta-feira, ela teria ficado assustada, mas os médicos de Orlando diagnosticaram uma virose.
 
Na mochila de Jacqueline, policiais encontraram ainda o antibiótico azitromicina, analgésicos e remédio para febre.
 
Magda disse que o IML de Guarulhos constatou a morte por choque séptico decorrente de pneumonia. Jacqueline falou pela última vez com a família no sábado. “Ontem, ela estava com voz normal, mas antes estava abalada porque tinha vomitado.
 
Pensamos que fosse manha de 15 anos”, contou. O enterro será hoje no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano.
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Redação

Fonte:www.odia.com.br