Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Mães descobrem que tiveram bebês trocados em Goiânia

Duas mães de Goiás começaram no último dia de abril (30) uma nova vida.
 
Elas receberam a confirmação que os seus filhos foram trocados na maternidade há um ano. Em uma semana os bebês devem estar com as mães biológicas
 
Os resultados dos testes de DNA confirmaram as suspeitas. Uma vendedora de Goiânia e uma dona de casa de Teresópolis, cidade vizinha à capital, tiveram os filhos trocados na maternidade há um ano.
 
No primeiro encontro, há dez dias, as mulheres já haviam percebido semelhanças e até sinais de nascença.
 
"O bebê de Teresópolis, ele tem o perfil, ele tem as características da mãe e também do irmãozinho que tem um problema congênito", conta a advogada, Celestina Arantes Fiori.
 
O caso foi descoberto há pouco mais de duas semanas, depois que a vendedora, que estava sendo acusada de traição pelo marido, resolveu fazer o teste de DNA. Para surpresa da família, o filho não era dele, nem dela.
 
A polícia então começou a investigar o caso e descobriu uma sequência de erros de três técnicas de enfermagem, no Hospital Santa Lúcia, local dos partos. Uma delas já responde a inquérito sobre a troca de outros dois bebês na mesma maternidade.
 
"Esses erros estão sendo identificados detalhadamente e elas serão indiciadas, nós iremos concluir essa investigação dentro de poucos dias", afirma a delegada, Adriana Accorsi.
 
A lei determina que os bebês sejam destrocados, o que deve acontecer na semana que vem.
 
O Juizado da Infância e da Juventude ainda vai definir as condições.
 
Os pais não quiseram gravar entrevista, mas segundo os advogados das famílias a vontade das mães é que a mudança seja feita aos poucos.
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Redação

Fonte:Jornal da Globo