Rio de Janeiro, 27 de Fevereiro de 2021

Instituições de ensino e pesquisa brasileiras

Rio de Janeiro

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESeC. Universidade Cândido Mendes - UCAM

http://www.ucam.edu.br/cesec/

O Centro pertence à UCAM e realiza pesquisas aplicadas, consultorias, cursos e eventos nas áreas de Segurança Pública, Justiça e Cidadania. No site são disponibilizadas informações sobre publicações, atividades, mídia e ainda oferece outros links relacionados às àreas.
Contato: cesec@candidomendes.br

 

Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero - NUTEG. Universidade Federal Fluminense - UFF

http://www.propp.uff.br/gp/puppin.htm

O núcleo em questão objetiva a organização da produção acadêmica da UFF sobre a mulher e as relações de gênero, realizando grupos de trabalho e pesquisas, bem como a articulação de projetos existentes acerca do tema, conferências e seminários. Propõe-se também ao patrocínio de publicações relativas às questões de gênero. Suas linhas de pesquisa contemplam as seguintes temáticas: Mulher e Trabalho; Mulher, Educação e Saúde; Gênero e Homoerotismo; Mulher e História e Mulher e Literatura.
Contato: puppin@ccard.com.br

 

 

Rio Grande do Sul

Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Gênero - NIEM. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

http://www.ufrgs.br/ifch/nucleos/niem/

O NIEM é um núcleo de estudo da UFRGS, vinculado ao IFCH e atua como articulador da mulher com a Universidade e com a comunidade, fomentando a realização de estudos e pesquisas sobre a questão da mulher e as relações de gênero. O site disponibiliza informações sobre o acervo do movimento feminista de Porto Alegre e artigos dos pesquisadores.
Contato: niem@ifch.ufgrs.br

 

 

São Paulo

Consórcio Universitário pelos Direitos Humanos. Universidade de São Paulo - USP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e University of the District of Columbia - UDC

http://www.consorciodh.org.br

Criado no dia 10 de dezembro de 1998, num convênio entre a USP, PUC-SP e a UDC. O consórcio surgiu com os objetivos de ampliação e promoção dos direitos humanos e difusão dos ideais da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Chamamos a atenção para o Boletim Observador, uma publicação originária do I Colóquio Anual de Direitos Humanos de São Paulo.
Contato: consorciodh@uol.com.br

 

Núcleo de Estudos de Gênero PAGU. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

http://www.unicamp.br/pagu/

Espaço acadêmico de debate e de pesquisas interdisciplinares, que funciona desde 1993 para promover oportunidades de reflexão sobre gênero na Universidade de Campinas - UNICAMP. No site estão disponíveis informações como: integrantes do núcleo, notícias e eventos, atividades de pesquisa, além da publicação Cadernos Pagu.
Contato: pagu@unicamp.br

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Biblioteca Virtual

Fonte:Biblioteca Virtual da Mulher