Rio de Janeiro, 27 de Fevereiro de 2021

Periódicos Brasileiros

Direitos e Cidadania Periódicos   Brasileiros

Periódicos impressos e periódicos com versão online. Na relação encontram-se periódicos científicos, de divulgação e boletins informativos com informações acerca de instituições. Os comentários facilitam o acesso dos interessados quanto à periodicidade, à instituição de origem e às assinaturas, ao corpo editorial, entre outros.

 

Ação e Cidadania em Revista

http://www.terravista.pt/enseada/1428/

Trata-se da reformulação da revista Ação Civil Pública online. Busca a defesa ativa da cidadania, além da proteção e garantia dos direitos básicos da infância e da juventude. No site é possível ter acesso ao editorial, à Seção Cadernos Especiais e às edições anteriores, entre outros, além de uma lista de links disponíveis na internet para a pesquisa sobre a proteção aos direitos do consumidor.
Contato: http://www.cidadania.org/revista/cartas/form.html

 

C

Cadernos Pagu

http://www.unicamp.br/pagu/cadernos.html

Criada em 1993, a Revista dirige-se ao público interessado na problemática de gênero e publica artigos originais de pesquisadores nacionais, estrangeiros e traduções de textos centrais para a reflexão da temática. Propostas de artigos e colaborações são recebidas e submetidas à avaliação do comitê editorial para possível publicação. Revista disponibilizada no site do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade de Campinas - UNICAMP, onde é possível ter acesso às notícias e eventos, atividades de pesquisa, lançamentos, assinaturas e cadernos anteriores, onde estão disponíveis os sumários com resumos dos artigos, inclusive na versão inglês.
Contato: pagu@unicamp.br

 

Correio da Cidadania

http://www.correiocidadania.com.br/

Trata-se de um jornal semanal que prima pelo seu teor crítico da realidade atual. Inicialmente sua tiragem limitava-se à impressão tradicional, chegando também à versão virtual desde seu 100º número. Seus artigos são divididos em Internacional, Política e Economia. É possível também conhecer os destaques da semana, bem como suas charges.
Contato: correio@cidadanet.org.br

 

Cuadernos de Bioetica

http://www.bioetica.org/cuadernos.htm

Página disponibilizada no site bioética.org. Publicados graficamente pela editora AD HOC, partem da base que a Bioética é atualmente uma disciplina cosmopolita. A publicação dos cadernos é aberta a todas as disciplinas que convergem em matéria e às questões biojurídicas de fundamental elucidação. Consideram adequado não limitar os trabalhos que sejam publicados, dando espaço a todos aqueles que versem sobre aspectos e temas de repercussão bioética e biojurídica, com a qual acreditam se enriquecerá o diálogo. O site oferece links para doutrina, ensaios, resenhas, jurisprudência, legislação, bibliografias e atualidades.
Contato: teodora.zamudio@bioetica.org

D

Dados - Revista de Ciências Sociais

http://www.scielo.br/dados

Publicação acadêmica do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ, disponibilizada na Scientific Electronic Library Online - SciELO. Aberta à comunidade de cientistas sociais do Brasil e do exterior, tem periodicidade trimestral e o objetivo de divulgar artigos originais na área de Ciências Sociais, onde destacamos a questão dos direitos humanos. No site estão disponíveis informações sobre a revista, corpo editorial, instruções aos autores, assinaturas e estatísticas. As pesquisas podem ser feitas por autor e assunto, ou ainda, em números anteriores e todos os números.
Contato: iuperj@iuperj.br

 

J

Jornal Fêmea

http://www.cfemea.org.br/jornalfemea/index.htm

Jornal mensal, produzido pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria - CFEMEA, que faz divulgação do trabalho do Legislativo na área dos direitos das mulheres. Encontram-se disponíveis online os últimos números desde edições de 1999.
Contato: assessoria.imprensa@cfemea.org.br

 

R

Revista Estudos Feministas - REF

http://www.cfh.ufsc.br/~ref/

Publicação semestral acadêmica interdisciplinar, ligada ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem por objetivo dar maior visibilidade à vasta produção existente hoje no Brasil no campo dos estudos feministas e de gênero. Se propõe a subsidiar o debate teórico, acadêmico e as práticas políticas dos movimentos de mulheres, feministas e afins. O site disponibiliza informações sobre a REF, alguns volumes publicados e um índice por autor e por título de artigos.
Contato: ref@cfh.ufsc.br

 

Revista Novos Estudos

http://www.cebrap.org.br/novest/novgeral.htm

Lançada em 1981, a revista mantém periodicidade quadrimestral. É publicada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP. Preserva rigor acadêmico e intervém regularmente no debate cultural e político nacional, mostrando-se enquanto importante referência nas disciplinas das ciências humanas e no debate intelectual brasileiro e latino-americano. Apresenta o número atual, os números anteriores e os artigos em texto completo.
Contato: novosestudos@cebrap.org.br

 


FONTES DE REFERÊNCIA

CEPIA - Publicações regulares

http://www.cepia.org.br/portuguese/publications.htm

Página disponibilizada pela Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação - CEPIA para divulgação de suas publicações regulares (Cadernos CEPIA e Cartas da CEPIA) e outras, que abordam questões de gênero, saúde da mulher, cidadania e direitos. O site da CEPIA ainda oferece, entre outros, uma página de notícias mensal para divulgação de artigos e eventos também nas áreas de gênero e direitos humanos organizados por ela e seus parceiros.
Contato: sergalmeida@ig.com.br

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Prossiga

Fonte:Biblioteca Virtual