Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Tiago Rosa Ribeiro

Tiago Rosa Ribeiro
A beleza física e autêntica é dos maiores presentes da natureza. E, quando o assunto é modelo masculino, sabe-se que oportunidades são difíceis e a profissão geralmente é de tempo curto, salve algumas exceções; mas, assim mesmo, não se pode perder a chance de mostrar na moda a beleza masculina nacional. Porque, moda e beleza andam juntas. Nesse cenário de beleza está Tiago Rosa Ribeiro, jovem paulista de 19 anos e 1,83m, que arranca suspiros do público feminino e impressiona positivamente pessoas da moda, da passarela, da fotografia; ele chama atenção das pessoas que admiram beleza.

Tiago Rosa tem uma beleza internacional: rosto com traços perfeitos, expressões perfeitas e tudo sem esforço. Aceitando conselhos insistentes, acabou topando entrar para uma agência e apresentar sua beleza em passarelas de moda e nas fotografias. Beleza nunca é demais. Mas, Tiago não é deslumbrado, ele estuda, faz curso de Rádio e Televisão no Anhembi Morumbi, é disciplinado e sabe que apesar de bonito e procurado pelas agências, é importante cumprir obrigações de estudo e buscar seguir, também, o que lhe traz satisfação, como o seu amor pela música.
 
Tiago compõe músicas, e as canta. Eu conheci um pouco de sua composição e o ouvi cantar, e também sei do seu desejo por seguir esse caminho. Muito jovem, tem todo o tempo do mundo para abarcar a música e tantos outros objetivos que surgirão. E tudo, naturalmente, emoldurado por sua beleza, apresentada neste bate-papo como expressão de perfeita beleza masculina.
Tiago Rosa comenta o início como modelo, seus objetivos, fala de sua música, de sua beleza e aponta, com firmeza, que a perseverança e a humildade são importantes bases para a vida.
 
JAMILL – Você se considera bonito?
TIAGO – Encaro a beleza não só pelo aspecto físico de uma pessoa, acredito que um conjunto de fatores contribuem para que uma pessoa possa ficar mais bonita, como por exemplo, um tratamento nos cabelos, uma pele tratada, alguns acessórios na roupa ou no corpo, um bronzeado. Todos possuem beleza, devem saber ressaltar e não se preocuparem com os defeitos; mostre o que tem de melhor [aconselha].
JAMILL – O que não fica bem em você?
TIAGO – Eu não gosto de usar roupas largas, fico me sentindo com uma aparência muito magra.
JAMILL – Você se sente à vontade com sua beleza ou a beleza é uma obrigação trabalhosa e cansativa?
TIAGO – Me sinto sim, é muito bom ter sempre alguém olhando para você quando chega em algum lugar, auto-estima é uma arma poderosa.
JAMILL – Quando e como foi o seu primeiro ensaio fotográfico? A câmera já intimidou você?
TIAGO – Meu primeiro ensaio fotográfico aconteceu no dia 06/08/05, quando entrei pela primeira vez em uma agência, até então não tinha noção de como fotografar. Com o tempo, estudando e conhecendo mais esta arte, pude perceber que as fotos do meu primeiro ensaio estavam todas com o mesmo perfil, coisa que é gravíssima para um modelo, já que ele deve representar várias pessoas para diferentes estilos. A câmera, a primeira impressão me intimida um pouco, mas depois a coisa flui.
JAMILL – Você já se decepcionou alguma vez com a profissão de modelo?
TIAGO – A profissão de modelo é concorrida como qualquer outra profissão, seja ela medicina, música etc. Não vivi muitos momentos nesta área ainda para poder carregar decepções, mas creio que como em qualquer outra profissão ela possa aparecer, contudo, devemos estar sempre preparados para supri-las.
JAMILL – Quais são os seus limites? Que proposta de trabalho você recusaria?
TIAGO – Não aceitaria de forma alguma fazer trabalhos relacionados à minha nudez.
JAMILL – Ouvi você cantar uma bonita música feita por você, antes você havia me mostrado a letra. Como e quando surgiu seu interesse pela música?
TIAGO – Meu interesse por música vem desde pequeno, quando ouvia os discos de um primo meu. Mas, o interesse mesmo aconteceu quando comecei a compor minhas primeiras canções, foi como se todos do mundo devessem ouvi-las comigo.
JAMILL – Quantas músicas você já compôs e qual a que você mais gosta?
TIAGO – Compus cerca de 20 musicas, quase todas voltadas para as pessoas se amarem e serem mais felizes; a que mais gosto chama-se "Um sentimento" no qual um dos versos diz: "Seja mais feliz tente sorrir, seja só você e mais ninguém".
JAMILL – A sua família prefere o Tiago modelo ou cantor? E você?
TIAGO – Minha família com certeza prefere o Tiago cantor, acreditam que obterei êxito maior com esta profissão. Eu acredito no Tiago cantor também.
JAMILL – Você sai muito?
TIAGO – Fico confuso quando ouço essa pergunta, porque, confesso que às vezes me sinto confortável estando em casa e deixando de sair, mas, em outras horas, não suporto ficar em casa, precisando sair e fazer alguma coisa diferente, é estranho.
JAMILL – Como você se diverte?
TIAGO – Me divirto de várias formas inusitadas, olhando para o céu e observando as estrelas, ou então, ficar contando ‘idiotices’ entre os amigos. Coisas simples nos divertem muito mais do que podemos imaginar!
JAMILL – Quando você acabar a universidade pretende exercer a profissão, abandonar a música e deixar de ser modelo?
TIAGO – O meu curso na faculdade é apenas um seguro que crio caso meus sonhos não se concretizem. Entrei nesta área de Radio e Televisão como uma espécie de porta para a arte.
JAMILL – Alguma vez a sua beleza incomodou você?
TIAGO – Sim já, ocasiões onde me senti envergonhado por pessoas de um determinado local ficarem todas me observando passar, isso me incomoda às vezes.
JAMILL – Que conselho você daria para quem quer ser modelo?
TIAGO – Primeiro, olhe-se no espelho e veja se o seu reflexo sorri para você, se não, é porque você não se sente confiante consigo mesmo, moda não é beleza, e sim determinação, perseverança e humildade.
 
 
 
Contato com Jamill: jamillbarbosaferreira@yahoo.com.br
Ilustrações: Fotografias Tiago Rosa por Kenji Maru (Em branco e preto) e Vanessa Deleu (Fotografia colorida) – acervo pessoal.
Rio de Janeiro: 15/02/2006
 

Crédito:Jamill Barbosa Ferreira

Autor:Jamill Barbosa Ferreira

Fonte:Universo da Mulher