Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024

Verão propicia o desenvolvimento de micoses

Sapinho, pé de atleta, frieira e rachaduras. Estes são nomes populares de algumas micoses, infecções causadas por fungos. E durante o verão essas infecções encontram condições muito favoráveis para o contágio. "Os fungos se proliferam melhor em ambientes quentes e úmidos, razão pela qual tendem a aumentar nesta época", explica Dra. Flávia Addor, médica dermatologista, colaboradora do serviço de Dermatologia da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e sócia fundadora da Medcin - Instituto da Pele.
 
Segundo ela, as micoses cutâneas mais freqüentes no verão são encontradas nos pés (a conhecida “frieira”), axilas e virilha. Usualmente aparecem como manchas vermelhas, bolhas e descamação. Há também a Ptiríase versicolor (popularmente conhecida como "pano branco" ou "micose de praia"), que surge no pescoço, tronco superior e face, e se caracteriza por manchas claras. Isso acontece porque a pele contaminada produz essa alteração quando exposta ao sol.
 
A Dra. Flávia afirma que as pessoas mais propensas a ter micoses são aquelas que realizam atividades que levam à umidade cutânea, como natação em piscinas coletivas, atividades com animais e solo. “Ninguém está livre das micoses, elas acometem crianças, jovens, adultos e idosos, saudáveis ou não”, diz.

O tratamento das micoses deve ser receitado apenas por médicos dermatologistas. A Dra. Cecília M. R. Machado, médica supervisora do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, chama a atenção para o perigo de procurar atendimento de profissionais que não são habilitados, como podólogos e manicures, e para a auto-medicação. “O uso de medicamentos inadequados pode agravar as infecções, além do risco de se pagar por um tratamento com possíveis efeitos colaterais e que não levam ao resultado desejado”, diz a médica.
 
Dependendo da gravidade da infecção, o tratamento correto é feito com medicamentos de uso oral ou local. "Na maioria das vezes, é utilizada medicação tópica, que deve ser mantida pelo tempo recomendado pelo dermatologista, usualmente de três a quatro semanas", explica Dra. Cecília. Os sintomas geralmente somem nos primeiros dias de tratamento, mas é necessário seguir precisamente o prazo estipulado para que a micose não retorne.
 
O antimicótico Mycospor (bifonazol), produzido pela Bayer Health Care e comercializado no país pela Libbs Farmacêutica, pode ser uma alternativa segura para o tratamento. Ele tem um amplo espectro antifúngico (ação contra dermatófitos, leveduras e fungos multicelulares) e eficácia comprovada por estudos internacionais. Para a Tínea pedis interdigitalis (“frieira”), o medicamento tem 95% de chance de cura em três semanas. O produto está disponível nas apresentações creme e spray.
 

DICAS

 

Veja abaixo algumas medidas preventivas essenciais para evitar as micoses:

  • Evitar usar sapatos sem meias;
  • Usar roupas de algodão;
  • Secar bem os pés e dobras após o banho;
  • Não andar descalço em pisos constantemente úmidos, como lava pés, vestiários e saunas;
  • Usar somente material próprio de manicure;
  • Levar animais de estimação com freqüência ao veterinário.

Crédito:Ana Carolina Prieto

Autor:Dra. Flávia Addor

Fonte:Segmento Comunicação Integrada