Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

O caminho para Santiago de Compostela

Breve História do que é o caminho para Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação que estende-se por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde acredita-se estar o túmulo do apóstolo Tiago.

Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.

Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.

Historicamente

Tiago, um pescador que vivia à margem do Lago Tiberíades, Filho Zebeleu e Salomé, irmão de João (depois chamado "O Evangelista"), atendeu ao chamado de Jesus para ser um dos 12 apóstolos. 

Depois dos eventos da morte e ressurreição de Cristo, São Tiago foi pregar na Galícia, extremo oeste da Espanha, então Província Romana. Retornando a Jerusalém, foi preso e decapitado. Dois de seus discípulos, Teodoro e Anastácio, recolheram o cadáver e o levaram de volta à Galícia de navio, sepultando-o secretamente em um bosque.
O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio observou chuvas de estrelas sobre um ponto no bosque. O bispo de Iria Flávia, Teodomiro, logo ordenou que fossem feitas escavações no lugar, encontrando os ossos do apóstolo Tiago.

A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se para lá a fim de conhecer a tumba, originando-se o Caminho de Santiago de Compostela.

Afonso II de Astúrias mandou construir no mesmo local da grande descoberta uma singela capela de barro, pedra e madeira em honra ao Apóstolo Tiago, proclamado padroeiro e guardião de todo o seu reino. Em pouco tempo uma cidade levantava-se em torno daquele bosque, logo chamada de Compostela, etimologicamente derivado do latim Campus Stellae, ou seja, "Campo das Estrelas".

No ano de 899 Afonso III ergueu uma Basílica com colunas de mármore sobre o rústico templo edificado por seu pai. Oito anos depois, este santuário foi saqueado pelo rei árabe Almanzor que poupou, respeitosamente, as relíquias do apóstolo. Em 1075 foram iniciadas as obras da atual Catedral, cinco vezes maior que a anterior.

As peregrinações cresciam rapidamente: homens e mulheres reunidos em caravanas iam até a tumba apostólica cumprir promessas, redimir seus pecados, buscar raízes de religiões mortas ou simplesmente aventurar-se em uma terra distante.

Outros mais faziam por delegação de terceiros que para isso o pagavam; cumpriam penas criminais; tão como os que iam somente para tirar proveito dos mais incautos (ladrões, vadios etc.).

No século XIV, inicia um declive das peregrinações, que acentuou-se nos séculos seguintes. Até que no século XX, as pessoas "redescobriram" o Caminho. Nos dias de hoje, há mais de 30.000 pessoas viajando pelo norte da Espanha nas três formas autênticas de peregrinação: a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Percorrendo o caminho

Os dois pontos de partida mais comuns são Saint-Jean-Pied-dePort, a França e Roncesvalles, 30 Km depois, já na Espanha. Calcula-se que um andarilho com preparo físico mediano possa vencer estes 800 quilômetros em aproximadamente 33 dias.

O Transporte desde o Aeroporto de Madrid até San Jean-Pied-dePort 
Chegando-se a Madrid, pode-se pegar no aeroporto um ônibus especial (amarelo) que vem até o centro da cidade – faz ponto final no subsolo da praça Colón. Próximo à praça existem duas estações do Metrô – Colón e Serrano

Há também a opção de se pegar o Metrô no Terminal 3 do aeroporto. Para se chegar ao centro é necessário trocar-se de linha duas vezes. Até a Puerta del Sol (área bem central), gastam-se 50 minutos, incluindo-se as trocas. É conveniente pegar-se um mapa do Metrô na bilheteria.

Para se viajar a Pamplona pode-se ir de trem ou de ônibus. Os ônibus param  no sub-solo da estação do Metrô - Avenida de America - onde chegam várias linhas do Metrô.

Para se chegar em Roncesvalles toma-se o ônibus em Pamplona. Só há um único ônibus durante o dia,  no final da tarde, às 17:00 horas. Aos domingos e feriados não há ônibus.

San Jean Pied dePort até Santiago de Compostela

Na realidade, para se percorrer a pé o Caminho de Santiago desde San Jean Pied-de-Port até Santiago de Compostela não se necessita de nenhum guia pois ele é muito bem sinalizado.

Ao longo do percurso podem ser encontradas as seguintes marcas:
. duas faixas paralelas horizontais, uma branca (em cima) e uma vermelha (em  baixo);
. uma flecha amarela;
. uma vieira (concha);
. duas faixas paralelas horizontais, uma branca (em cima) e uma amarela (em baixo);
. um marco de concreto (com ou sem vieira);
. placas de sinalização rodoviária comuns.
Como regra geral, lembre-se que o Caminho passa sempre em frente à catedral ou igreja mais importante da cidade.
Perder-se só é possível quando não se está prestando atenção ao Caminho.

Os refúgios são localizados ao longo do percurso de forma tal que há sempre um refúgio atendendo as necessidades, tanto daqueles peregrinos que já tem costume de realizar grandes caminhadas, como as dos inexperientes.

Não há trilhas perigosas o que existem são caminhos rurais, estradas de terra, estradas rurais asfaltadas, acostamentos de rodovias importantes ou então trilhas paralelas às estradas.

Fazer o Caminho de Santiago não é fazer montanhismo. Procure entretanto aprender, antes de comprar seus equipamentos e de começar a andar na Espanha, alguma coisa sobre caminhadas.

Melhor Época

Para se fazer o Caminho os melhores meses do ano são maio e junho, ou então setembro e outubro, sendo que neste último mês já está bem frio. É possível também fazê-lo em julho e agosto, porém há o inconveniente do calor e da grande quantidade de pessoas nos refúgios devido ser a época de férias escolares grandes, na Europa.

Clima no Caminho de Santiago (aproximadamente):
Inverno: Máxima de 16o C e mínima de -4,5o C
Primavera: Máxima de 24o C e mínima de 5o C
Verão: Máxima de 36o C e mínima 12,5o C.
Outono: Máxima de 25o C e mínima de 7o C.

Credencial
Para se ter direito a utilizar os refúgios é preciso ter uma credencial apropriada. Esta credencial pode ser conseguida numa Associação de Amigos do Caminho. No Brasil já existem, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Se você sair do Brasil sem ela saiba que é possível conseguí-la em Roncesvalles no escritório de recepção aos peregrinos ou em San Jean-Pied-de-Port. Em San Jean existem duas possibilidades – na recepção do refúgio de peregrinos ou na antiga casa da Madame Debril.

Os dois locais ficam na rue de la Citadele e são mantidos por organizações distintas. Alguns refúgios podem ter a credencial, assim como alguns escritórios oficiais de turismo, mas estas duas possibilidades são incertas.

Nos refúgios onde você dormir esta credencial deve ser carimbada ("sellada").

É possivel também "sellala" em quase todos os bares dos vilarejos e em muitas igrejas. É comum ver-se escrito nas portas de estabelecimentos comerciais a indicação "sello de peregrinos". Há alguns "sellos" que são artisticamente elaborados e vale a pena ter esta recordação.

É conveniente que se tenha mais de uma credencial porque os espaços disponíveis na mesma são insuficientes para se "sellar" em todos os lugares por onde se passa.

Procure obter a segunda credencial o mais cedo possível.

Ao chegar a Santiago de Compostela dirija-se, com esta credencial, à "Oficina de Peregrinos", para obter a Compostelana.

Neste local a Credencial também pode ser adquirida – caso você queira trazê-la para alguém que vai fazer o Caminho ou para você mesmo, no caso de um possível retorno.

A Mochila
                                                       
A primeira coisa que o novato deve saber é que o peso da mochila não deve ser carregado nos ombros e sim na cintura. Para que isso aconteça a mochila deve possuir barrigueira a qual possibilita que o peso da carga seja descarregado nos quadris ao invés de ser descarregado nos ombros. A barrigueira deve ser usada bem apertada, justamente para que isto possa acontecer. Procure acomodar seus pertences em sacos plásticos, como uma proteção adicional contra a chuva. Se estes sacos forem de cores diferentes obtem-se outra comodidade, a de ganhar velocidade em encontrar as coisas, evitando perdas de tempo desnecessárias. Assim, por exemplo, use um saco para as roupas limpas, outro para os materiais de higiene pessoal, outro para o sabão de roupa e assim sucessivamente. O saco de dormir deve ser mantido dentro de um saco plástico, pois em nenhuma hipótese ele pode ficar molhado.

Vestuário e Proteção contra Chuva

É conveniente estar preparado(a) para entrar em contato com o calor, o frio, a neblina, a chuva, a lama e o vento. Todos esses tipos de situações podem ocorrer num trecho com extensão maior que 700 quilômetros.

É possível fazer-se a caminhada com qualquer tipo de calçado (há também quem a faça descalço), porém o calçado mais completo, que atende todos os tipos de situações, que proporciona a melhor estabilidade para os pés, é a bota de caminhada

Os Cajados

Para aumentar a sua segurança e conforto durante a caminhada é conveniente portar um cajado. Em San Jean-Pied-de-Port eles podem ser encontrados nas lojas de souvenirs (geralmente são envernizados, pesados e inconvenientes). Se optar por compra-los aí escolha um (ou dois) que sejam leves e de comprimento próximo à sua altura.

O que Levar

Conforme o seu sexo e a estação do ano, mas procure não levar muito coisa excedente leve somente o essencial – peso significa cansaço maior ao final do dia ou dores desnecessárias

Serviços


Viajando à Espanha:
Para brasileiros não é exigido visto, nem certificados de vacina. É bom lembrar que há uma política de contenção de imigrantes em toda Europa, e há a possibilidade mesmo remota de você ser indagado na aduana sobre seus propósitos de viagem (ainda mais na condição de mochileiro...) É tudo rotina e, se por acaso acontecer, você não deve temer nada. Fale a verdade e mostre sua "credencial del peregrino".

Telefones úteis:
- Embaixada da Espanha no Brasil (Brasília): (61) 242-4515
- Consulado Geral da Espanha em São Paulo: (11) 889-8733
- Consulado Geral da Espanha no Rio de janeiro: (21) 543-3200 - Embaixada do Brasil na Espanha (Madrid): 91308-0459 - Varig (Madrid): 91454-6500 / 91305-4147 - Chamadas a cobrar a partir da Espanha (telefonista falando português): 900-990055

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Iwi Onodera

Fonte:Clube She